Igor_Resenha 30/12/2023
Um livro único !!
O livro tem o próprio Odisseu (Ulisses, em latim) como narrador !!! Acompanharemos sua jornada desde seu nascimento até a destruição de Tróia. O mais interessante dessa obra é que o autor, Valerio Massimo Manfredi, consegue captar a essência da Odisseia de Homero e integrá-la a sua escrita fluida de forma orgânica (é como se Homero tivesse contado os por menores sobre Odisseu a Valerio em uma conversa descontraída) Aqui entenderemos a origem do nome Odisseu, a admiração pelas histórias de aventura dos argonautas, a crise política que levou a guerra etc. Uma obra única que vai levar o leitor de volta a Odisseia por um ângulo diferente e igualmente incrível !!
Esse livro não apenas nos permite acompanhar o crescimento de um dos maiores personagens da Grécia Antiga, mas também nos ensina valorosas lições sobre amor, guerra, juventude, diplomacia, vida etc. Além disso, muitos elementos da mitologia grega são bem trabalhados pelo autor, como as aventuras de Heracles (Hércules, em latim), os deuses gregos (em especial Atenas e Poseidon), Teseu e outros heróis, a rainha Alceste etc.
Não poderia deixar de dizer que a Guerra de Tróia é muito bem detalhada e descrita pelo livro. Conseguimos acompanhar as tentativas diplomáticas de Odisseu de evitar o combate, a união dos reis aqueus para vencer os troianos, os combates entre exércitos, a luta entre Menelau e Páris e entre Aquiles e Heitor, os horrores de uma guerra longeva, a sagacidade de Odisseu em vencer os muros de Tróia etc.