Kelly Oliveira Barbosa 02/08/2016Quem foi George Whitefield?Meu primeiro contato com a história de George Whitefield foi através da biografia de João Wesley. Wesley e Whitefield foram amigos e contemporâneos no avivamento da Inglaterra do século XVIII.
Comecei a ler esse livro pensando que se tratasse também de uma biografia, mas não, o livro é a busca de Steven Lawson pelo perfil do ministério de Whitefield na intenção de erguer seu exemplo como inspiração à igreja do século XXI.
George Whitefield dedicou sua vida na missão de chamar os perdidos ao arrependimento e fé em Cristo, e o que encontramos pelas páginas dessa pequena obra são os principais pontos que explicam a consistência e perseverança dessa trajetória.
Quem foi George Whitefield?
George Whitefield viveu entre 1714 a 1770, foi um grande pregador itinerante, um arauto do evangelho no movimento evangélico britânico e no primeiro Grande Despertamento. Ele foi de um lado a outro do oceano atlântico anunciando a Cristo, atingindo as Ilhas Britânicas, de Londres a Edimburgo, e as colônias norte-americanas, de Boston a Savannah…
Na juventude estudou na Universidade de Oxford com muita dificuldade, submetendo-se para o custeio de sua formação ao trabalho de servidor (limpeza dos quartos, lavagem de roupas, preparo de refeições etc.) dos estudantes mais ricos. Em meio às exigências crescentes dos estudos e aquelas circunstâncias difíceis, buscava ardentemente estar em paz com Deus, orava e jejuava constantemente, mas a sua alma continuava atribulada. Encontrou-se por fim com os irmãos Wesley, que estavam numa situação espiritual parecida, juntando-se a eles num grupo de estudantes chamado “Clube Santo de Oxford”.
Apesar da sua rígida disciplina na leitura bíblica, jejuns, orações e serviço cristão, Whitefield não era convertido de fato. Tudo aquilo não passava de esforços de justiça própria para merecer a salvação. Em 1735 ao ler o livro The Life of God in the Soul of Man (A vida de Deus na alma humana) de Henry Scougal, ele aprendeu que o caminho da salvação não era por suas próprias obras, mas tão somente pelo novo nascimento em Jesus Cristo. Aos 21 anos de idade Whitefield constrangido pelo Espírito Santo, converteu-se depositando sua fé totalmente em Jesus Cristo.
O novo nascimento foi o tema mais repetido durante o seu ministério. Ordenado em Oxford como diácono, logo começou a pregar e as igrejas ficaram cheias de pessoas para ouvir esse jovem fervoroso pregador. Mas não demorou surgir oposição, se sentido ameaçados os líderes da época fecharam os púlpitos para ele, o que não o deteve. Iniciou-se as famosas pregações ao ar livre – protagonizadas também por João Wesley – que atraíram milhares de pessoas.
Uma leitura interessante, mas…
Após resumir a vida de Whitefield – com muito mais clareza e detalhes do que o exposto aqui – o autor empenha-se em descrever em seis capítulos o zelo, a devoção e a paixão desse pregador, fazendo menções e considerações de sua imersão nas escrituras, vida de oração, foco em Cristo, humildade, teologia e demais convicções, comprometimento com o evangelho todo, amor fervoroso aos perdidos e dependência do Espírito Santo. Trazendo com êxito ao leitor o perfil desse vaso de barro que foi usado para alcançar tantas pessoas, e ainda hoje, continua marcando corações com o seu exemplo.
Foi uma leitura interessante, é sempre bom conhecer a história desses heróis da fé e o que Lawson fez nessa obra foi além de relembrar a história, pois ele conseguiu destacar os aspectos da vida de Whitefield que estavam atrás ou além do púlpito.
Entretanto, apesar do valor da obra a leitura não fluiu muito bem, demorei bastante pra ler – considerando que o livro é pequeno – e pensando nos motivos disso, cheguei à conclusão que não gostei da escrita do autor, talvez seja a tradução, não sei… mas realmente faltou algo, beleza eu diria. Enfim, esse livro pertence a série Um perfil de homens piedosos, a qual pretendo ler sim outro volume e vamos ver como vai ser.
Se eu recomendo? Recomendo sim, para quem tiver interesse e já algum conhecimento sobre essa figura tão importante na história da igreja chamada George Whitefield.
site:
https://cafeebonslivros.com/2016/07/29/o-zelo-evangelistico-de-george-whitefield-de-steven-lawson-26/