Paula 24/03/2018
Beloved, de Toni Morrison
Publicado em 1987 e premiado com um Pulitzer Prize no ano seguinte, o romance Beloved, de Toni Morrison é ambientado após a Guerra Civil Americana e conta a história de Sethe, uma ex escrava que fugiu de uma fazenda no Kentucky, chamada Sweet Home. No momento da fuga, Sethe está gravida de sua filha mais nova Denver e, além dela, tem outros três filhos: Howard, Buglar e a falecida Beloved. A narrativa se inicia em 1873, com Sethe vivendo com sua sogra Baby Suggs e com Denver, na Bluestone Road, 124, em Cicinnati, Ohio. A casa é assombrada pelo fantasma de Beloves, o que teria afugentado Howard, Buglar e os vizinhos de Sethe.
A escrita de Toni Morrison é densa, poética, cheia de flashbacks, Apesar de Sethe, Baby Suggs e outros membros da comunidade serem livres, às vezes não sabem como lidar com essa liberdade: “Freeing yourself was one thing; claiming the ownership of that freed self was another. (p.111-112). Sethe faz de tudo para afastar o passado de seus pensamentos mas, tanto o fantasma da escravidão, como o se sua filha morta, persistem em atormentá-la.
Inspirado em uma história real, Beloved é uma obra incrível, bastante complexo, que certamente será relida por mim em outros momentos.