Paulo 20/10/2018
DO QUE SE TRATA SUPERMAN IDENTIDADE SECRETA?
"(...) Clark detesta o próprio nome. Ele não aguenta mais ganhar revistas, bonecos, camisas, canecas e trocentas outras coisas com o logo do Homem de Aço. Não suporta mais as piadinhas no colégio. Também está cansado de explicar aos nerds que não, ele não entende nada de revistas em quadrinhos, DC ou cronologia. Ele costuma, para fugir disso tudo, acampar nas montanhas sozinho. E é numa dessas viagens que ele descobre que, de uma hora pra outra, tem todos os poderes do personagem de HQ cuja identidade secreta é seu homônimo.
Como aconteceria com qualquer pessoa normal, ele vai do espanto ao êxtase. Se enche de dúvidas e de medo. E termina se focando em uma questão básica: o que fazer com esses poderes? Ao longo de seu caminho, encontra complicações com as quais o Superman real nunca teve de lidar: uma carreira, uma esposa, filhos... Uma vida de verdade.Afinal, como é que alguém que guarda o maior dos segredos convive com o cotidiano da vida? Qual seria a reação do governo quando eles descobrissem que existe um ser super poderoso entre nós? O que fazer quando se tem filhos e uma identidade secreta?
A história segue Clark ao longo de décadas enquanto esse poderoso homem tenta provar que pode transformar o mundo sem ter que sacrificar tudo o que tem."
Essa pequena introdução, adaptada do site planetamarveldc, resume a premissa básica da minissérie Identidade Secreta, lançada em 2004 nos EUA, escrita por Kurt Busiek, e magistralmente ilustrada por Stuart Immonen. Essa é uma daquelas edições de elseworlds, histórias totalmente livres da cronologia oficial da editora, que têm total liberdade para brincar com os personagens e colocá-los em situações e mundos diferentes. Kurt Busiek decide responder a pergunta “o que aconteceria se o Superman existisse?” em nosso mundo, e se tivesse a mesma personalidade e bondade inata do icônico personagem da DC?
PORQUE SUPERMAN IDENTIDADE SECRETA VALE O SEU TEMPO?
Superman Identidade Secreta é um minissérie que dificilmente não irá mexer com você. A história escrita por Busiek é dividida em quatro momentos da vida de Clark – adolescência, o início da vida adulta e o começo da carreira, o casamento e a chegada dos filhos e a velhice já com os filhos criados –, e usa da iconografia do Superman para analisar uma vida, para explorar os conflitos que todos nós encaramos, não somente como adolescentes, mas também como jovens adultos, como parceiros de alguém, como pais e etc. Segundo suas próprias palavras, é um conto que toma o conceito da identidade secreta e o usa como metáfora para nosso eu interior, a parte de nós que a maioria do mundo não vê e que compartilhamos somente com algumas pessoas durante a vida. E é justamente por deixar de lado super-vilões ou aventuras espaciais, que Identidade Secreta é a melhor história que você vai encontrar por aí sobre o homem por trás do uniforme com um “S” no peito. O que importa na obra de Busiek é o grande aqui e agora que é a vida real, o que faz com que qualquer um se apaixone por Clark e seus dilemas. O personagem é trazido tão perto do leitor que é possível imaginá-lo a nós mesmos, ou como um amigo, um irmão, um pai. Ou então tudo junto.
E uma das coisas que tornam essa história indispensável é que o autor aproveita para refletir sobre dramas que existim na vida de cada um de nós: amadurecimento, relacionamento, paternidade, velhice. Ao longo das quatro edições, acompanhamos a vida de um ser humano especial tentando viver em meio às pessoas comuns. É um quadrinho muito sensível. Me emocionei diversas vezes, e me identifiquei muito com o personagem. Parecia que eu estava ali, vivendo tudo ao dele. No final, parece que é a nossa própria vida, de certa forma. E o final é realmente emocionante. A última edição é particulamente tocante, e eu estava emocionado ao fechar a última página. Emocionado, mas feliz.
O VEREDICTO
Palavras do próprio Kurt Busiek: “As pessoas costumam pensar nas histórias de super-heróis como algo inerentemente adolescente, resultado do desejo e sonhos de poder dos jovens: ser capaz de tudo que não podem por serem marginalizados e impotentes. Mas enquanto a maioria das pessoas que argumentavam isso usava o fato para exemplificar as limitações do gênero dos super-heróis, eu insistia que era capaz de enxergar o fato como prova do poder deste tipo de HQ. Ali estava algo muito humano e pessoal, algo que grandes públicos podiam facilmente se identificar emocionalmente, apresentado como metáfora, como um conto gigantesco e abrangente. Bom, se os super-heróis eram capazes de discutir isso, porque não outras coisas? Sobre a adelescência feminina? Sobre maturidade? Velhice? Se os super-heróis eram capazes de encarnar a adolescência, poderiam encarnar a idade adulta, a paternidade, a velhice? Porque não? Em cada estágio da vida, há uma diferença em como o mundo nos vê, e quem a gente acha que é – quem nosso eu secreto é, bem lá no fundo. Porque não olhar para outros estágios dessa forma?”
E é por isso que a história escrita por Kurt é uma obra-prima, e uma celebração e homenagem ao personagem. Mas não importa se você é fã do Super-Homem ou não, Identidade Secreta é uma história feita para aqueles que admiram a vida e uma boa leitura, e trata-se de umas das melhores, se não a melhor, leituras que já tive no gênero super-heróis.