Lay 22/08/2018
O encantador Oliver
A tempos que queria ler Oliver Twist, e agora finalmente tenho essa meta concluída. Só fiquei incomodada com o tempo que levei para ler esse livro, apesar de curto. Oliver é um garoto encantador e é impressionante a forma que ele não se contamina como a maldade que o cerca. É um garoto doce e bondoso, que apesar de tudo que sofreu ainda tem amor em seu coração e isso é o que me fez sentir mais encantada por esse personagem.
Esse livro trata a crueldade do ser humano de uma forma que te deixa com raiva e incomodada. Oliver cresceu em um ambiente em que tinha pouco para comer, não porquê faltasse dinheiro ou alimento, mas porque as pessoas que o cercavam decidiam que suas necessidades eram maiores de que a das crianças. Deixando-as crescer fracas e magras, muitas morriam com doenças que viam com a fome, desnutrição e falta de vitaminas. Imaginar que Oliver, um garoto tão diferente de muitos outros, convivia com pessoas desse tipo é chocante. É chocante ainda mais que ele tenha conseguido sobreviver com tamanho desleixo por parte de seus guardiões.
Oliver passa por vários lugares diferentes, com pessoas diferentes, boas e más. Cai nas mãos de pessoas cruéis; de ladrões; e de pessoas completamente o inverso, que o tratam com amor e cuidados. Durante a leitura não consegui me afeiçoar a personagens se não Oliver, mas é triste os momentos das perdas, o tráfico fim daqueles que foram tão importantes na vida de Oliver. A forma injusta como morreram, é realmente dolorosa, apesar dessa não afeição.
Num certo momento do livro, Oliver percebe que um dos ladrões quer a todo custo que ele participe de um assalto, e Oliver implora para que não o obrigue a cometer tal crime. Nesta fala ele diz assim: "Oh! Pelo amor de Deus, deixe-me ir e morrer no campo. Nunca vou chegar perto de Londres, nunca! Oh, por favor, não me faça roubar!". Eu fiquei impressionada com a coragem dele de ainda implorar mesmo que o ladrão estivesse com uma arma e o ameaçando. Impressionada por ele estar disposto a morrer, para não roubar. Isso mostra que é Oliver é realmente um menino puro ao se recusar a fazer qualquer maldade.
Oliver Twist não foi uma leitura rápida, mas foi agradável ao todo, mesmo eu tendo reclamado que estava demorando para terminar de ler, quase que o tempo todo. É um livro tocante, apesar de simples, e que tem a nos ensinar de diversas formas. Uma das coisas que mais gostei neste livro, foi que mostra que há sim esperança para uma pessoa, que mesmo que tenha feito muitas coisas ruins, ainda sim pode ter redenção. E acho que deveria deixar aqui meus cumprimentos a Nancy, que apesar de seu trágico fim e das coisas que fez, mostrou-se ter um coração bom e ainda sentir amor pelo próximo.