Oliver Twist

Oliver Twist Charles Dickens




Resenhas - Oliver Twist


261 encontrados | exibindo 181 a 196
1 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18


Marina 04/04/2023

Um clássico que claramente é clássico, pois deve ter influenciado tantas histórias "modernas", que o original soa já batido.

Mesmo assim, é impossível não torcer por Oliver e embora todas as reviravoltas sejam bem previsíveis, ainda esperei pela punição dos "malvados".

C/ spoilers

Eu gosto da ironia que permeia o texto o tempo inteiro, é perceptível a crítica que Dickens faz aos tipos apresentados. Pra mim, o melhor capítulo (de longe) foi o do desfecho de Fagin. O torpor dele ao saber que seria condenado, a demora para processar as informações, a caminhada para a prisão, a espera, a loucura e a descrição da animação da plateia em contraste com o espectáculo da morte que seria mostrado ali. Muito bem escrito (e até contrasta com o tom quase bobo de outras partes da obra).

Por fim, odiei o destino de Nancy. Fiquei chocada com o fato de até o cachorro (!!) de Sikes querer se livrar da morte e ela não (embora tenha sugerido que o animal acabou morrendo depois com o dono). O pior de tudo é que ela escolheu esse desfecho, assim como Rosa escolheu ficar sem Harry. Com certeza esse era o comportamento esperado na época, para uma mulher (o de aceitar o seu "destino"). Mas é bem desconfortável ler esse tipo de coisa hoje em dia (e ainda bem).
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Marcos.Paulo 20/04/2023

Crítica sócia interessante
Por trás do excelente enredo Oliver Twist percebe-se também uma ferrenha crítica social a qual Dickens faz questão de esmiuçar de madeira contundente. Dickens trata de temas como a urbanização acelerada em uma Londres em plena Revolução Industrial, as condições precárias da classe trabalhadora e a desigualdade social, que levavam um batalhão de pessoas a viver em miséria.
comentários(0)comente



Mayara.Vighini 08/05/2023

Adoreeei
Possui situações muito tristes, uma incrível criatividade e inventividade para desgraças. mas o livro em si, apesar de tantas coisas ruins acontecendo, é divertido, irônico, com um final que, não surpreende, mas responde. eu adorei! achei muito divertido. trágico, cômico e justo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Evelin 16/05/2023

Muitos dias de luta para o pobre Oliver
Gostei bastante da história do começo ao fim. Acabou que tudo foi resolvido sem ter muito do protagonista que da nome ao livro, mas isso não me incomoda. Tem muitos personagens desagradáveis, mas eles são sempre retratados com um sarcasmo e ironia que por vezes eu achei eles engraçados, porém terríveis. Foi um caminho sofrido até ver realmente que o pobre Oliver iria ter um pouco de paz.
A estória serve para mostrar uma realidade totalmente diferente da maioria dos livros clássicos que preferem focar na realidade nobre e rica dessa mesma época, por isso achei tão interessante e diferente; abriu meus olhos para algo que eu sabia que existia, mas que ainda não tinha visto sendo tão bem retratado.
Com certeza recomendo para quem gosta de livros de época, mas quer ver algo mais condizente com a vida real da maioria das pessoas que não eram nobres ou ricas.
comentários(0)comente



ferbrito__ 11/06/2023

Que livro sensacional, simplesmente muito bom. Adorei tudo, e o plot twist do final é muito prazeroso
comentários(0)comente



Vinícius Tyrone 12/06/2023

O maior contador de história que esse mundo já teve
Oliver é uma ótima história de Dickens, história que é até simples para os dias de hoje, mas que moldou várias outras histórias futuramente que você enxerga uma influência muito grande deste livro e da obra de Dickens em geral.
Vale a pena a leitura, tem muitos acontecimentos e muitos personagens gostaveis. Tudo muito bem desenvolvido, afinal, estamos falando do maior contador de história que esse mundo já viu: Charles Dickens
comentários(0)comente



ESAMEM_ISS 18/06/2023

O sofrido Oliver Twist
Oliver foi um menino muito sofrido e infame, abandonado ao mundo cruel e impiedoso, às pessoas sem alma e sem coração, odiado pela maioria e julgado desnecessário por todos, testado pela natureza à sobreviver ao asilo, aos bedéis, aos peraltas, aos humanos desumanos, mas em principal a sua mente fraca, ingênua e mortal.
comentários(0)comente



Tamyres Palma 23/06/2023

Uma delícia de leitura
Oliver nos faz rir e se emocionar com sua história. Tem capítulos muito tristes, outros singelos e leves, e ainda aqueles que nos fazem prender a respiração. Charles Dickens conquistou mais uma fã.
comentários(0)comente



Jonathas 28/06/2023

Um retrato da pobreza londrina
Oliver Twist é um órfão de uma cidade ao norte de Londres, maltratado desde o nascimento por seus cuidadores. Em um rompante de lucidez, resolve fugir para Londres e lá encontra as piores companhias, ladrões, arrombadores e prostitutas. Com descrições precisas e um mergulho na desigualdade social da Inglaterra do século XVIII, Charles Dickens nos leva ao âmago da pobreza e do crime na pessoa dos companheiros de Oliver, e à inocência e ingenuidade na figura do garoto órfão. Cheio de reflexões e metáforas, Oliver Twist retrata uma época que a honra e palavra de um homem significava muito mais do que hoje. É um deleite acompanhar as aventuras de Oliver nesta Londres viva e cheia de figuras taciturnas e opressivas, bem como outras lúcidas e honradas. Um verdadeiro clássico da literatura inglesa.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Valeria.Pinheiro 01/08/2023

Que livro lindo! Oliver é um menino encantador e de uma alma muito bondosa. Tão bondosa que evidencia a maldade, a culpa e a falta de amor dos que planejam o mal a ele. Além da história linda, a escrita é uma delícia, o que me fez querer ler outros livros de Charles Dickens.
comentários(0)comente



Janaskoobmania 03/08/2023

Um olhar para Além de Oliver com Oliver
A história de um órfão, que é criado no abrigo para crianças e que, como muitas crianças, sofrem os maus tratos de uma vida sem família e sem um lar, seria mais uma história se não fosse a genialidade de Dickens. Não só pelo drama de Oliver que sofre ?que nem mala velha?, mas por nos mostrar uma sociedade corrompida pelo poder dos que possuem dinheiro e no outro extremo pessoas no mais elevado grau de miséria, que Dickens para nos convocar a ver sob uma ótica diferente as duas faces dessa sociedade.
O que pude observar que o autor parecia querer denunciar através dos crimes hediondos uma parte da responsabilidade que todos nós temos, quando nos omitimos ou fechamos os olhos para a pobreza que assola uma grande maioria da população.
Podemos ver na pureza de alma de Oliver, a nossa indiferença nos que não tem o que comer, nos órfãos carentes de afeto, cuidados e educação. Mesmo existindo pessoas cruéis, Dickens nos mostra que o caráter não estaria na posição social que o indivíduo ocupa, muitas vezes está intrínseco no indivíduo e que depende, em parte, de nós separar os bons dos ruins.
A maestria também está na escrita cativante, que nos prende do início ao fim; o livro é cheio de reviravoltas e fatos surpreendentes. Em muitos momentos nos faz gargalhar, em outros choro e muitas, mas muitas vezes me peguei a refletir sobre os temas lançados por Dickens, sobre filosofia, religião, fé, culpa, perdão, e tantas outras reflexões.
E, o que dizer do final? Que me surpreendi pensando sobre pena de morte, e o quanto ela (a pena de morte), para mim não é a solução para a violência no mundo e o quanto ainda estamos distantes de conquistar o que chamamos de humanidade.
Ahhh, Dickens como é bom ler livros assim, que bom que existem os clássicos, que bom que podemos apreciar e retirar o melhor de leituras como essa; leituras que nos fazem sonhar e ter esperança.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



261 encontrados | exibindo 181 a 196
1 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR