Carol 03/05/2016Jane Austen é sem dúvida uma das minhas autoras favoritas! A cada livro lido, uma nova surpresa. E logo ao ouvir sobre esse livro já fiquei muito curiosa, pois me pareceu uma leitura rápida e interessante.
Lady Susan é uma personagem bem diferente de suas mocinhas e heroínas dos outros romances, nesse romance, Lady Susan é uma mulher acima de seus 30 anos, viúva e com uma jovem filha de 16 anos.
A diferença dessa personagem com suas outras personagens é que Lady S, não é uma heroína e muito menos cativante, é uma mulher manipuladora, que utiliza sua beleza e seu charme para conseguir o que quer, que sente prazer em seduzir, com fama de coquete por toda a sociedade.
Uma mulher mesquinha que deseja casar sua filha contra a sua vontade e que seduz homens casados e solteiros sem se preocupar com as consequências. Durante uma visita a casa de seu cunhado, Mr. Vernon, Lady Susan tenta de tudo para manipular e ludibriar seu cunhado e cunhada sobre sua boa vontade e carinho, mas sua cunhada que conhece a fama da viúva fica sempre de olho aberto para as tramas dela.
Assim quando o irmão de Lady Vernon aparece para uma visita, Lady Susan logo vê uma oportunidade para se divertir e flertar.
O livro foi escrito em forma de epístolas, ou seja em cartas, no final da adolescência de Jane, e demonstra como a jovem já era uma escritora madura e percebia as tramas da sociedade com tão pouca idade. Talvez a forma com que foi escrita tenha contribuído para seu pouco sucesso, mas é uma obra que deve ser conferida e apreciada por sua complexidade e crítica social.
Inicialmente eu acreditei que não me adaptaria ao estilo epistolar da leitura, mas logo a leitura fluiu e eu não conseguia mais parar. No fim o único desejo era que a história não acabasse, pois é uma leitura fantástica e infelizmente, muito curta.
Para quem já é fã da autora é uma obra imperdível, e se você deseja conhecer um pouco sobre a escrita da Jane, esse livro também é uma boa pedida.
site:
http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/