ReaderInTheDark.7 28/04/2023
"REINAÇÕES DE NARIZINHO", de Monteiro Lobato.
O que foi isso
LIVRO ?: Reinações de Narizinho
AUTOR(A) ?: Monteiro Lobato
FAIXA ETÁRIA ?: Livre Para Todos os Públicos
GATILHOS ?: Linguagem Insultiva e Violência Fantástica.
NOTA ?: ???1/2
O livro se trata das aventuras das pessoas que moram no Sítio do Picapau Amarelo, onde eles se metem em várias confusões (não sou o locutor da Sessão da Tarde) e se divertem muito com várias coisas.
Monteiro Lobato é indispensável para aprender mais sobre a leitura nacional, já que ele marcou a infância de todos presentes. Mas meu medo é que ele envelheça mal, porque essa leitura é meio problemática.
Vamos começar pelas inúmeras frases racistas contra a personagem "Tia Nastácia". O público reclama do livro "Caçadas de Pedrinho", que possui menos frases ofensivas do que esse (mesmo que algumas sejam mais impactantes). Simplesmente usar "Negra", "Criada" e palavras assim é despresível. Tudo bem, tudo bem, esse livro foi feito em 1928, um ano meio perto desde a abolição da escravidão no Brasil, mas essa versão precisa ser editada para essa nova geração, pois pode não dar certo para algumas pessoas.
Não só de frases racistas tenho de reclamar, como algumas atitudes horríveis que personagens cometem. Personagens que não precisavam, por exemplo, sacrificar alguns personagens pela sua sobrevivência, ou até mesmo um casamento forçado. E ainda crianças fazem isso, especialmente, adivinha quem? Narizinho! No começo passei raiva com ela, mas algo aconteceu que elevou a leitura.
O TANTO de referências à personagens famosos, como Tom Mix e o Gato Félix, como também referências à Contos de Fadas, Mil e Uma Noites... a partir daí, a leitura se eleva. Também como a leitura, por mais antiga que pareça, é fluída, é muito surpreendente, e cada cenário descrevido por Lobato nos leva a despertar a nossa imaginação, desde o "Reino das Águas Claras" como o próprio "Sítio do Picapau Amarelo".
Se você pretende ler isso para sua criança, ou você ler por diversão, fique à vontade! Se você pretende ser divertir, esse é o livro certo para você. Mas algumas coisas presentes na história e o racismo presente em diversas falas podem afetar sua leitura, e talvez surjam polêmicas em frente desse livro.