Morgana Brunner 31/01/2019
Reinações de Narizinho - Monteiro Lobato
Olá, pessoal, como vocês estão?
Hoje venho prazer a resenha de um livro lindo que precisei ler para a faculdade do Monteiro Lobato, o pai da nossa literatura infantojuvenil e que tem alegrado a todos desde que se descobriu escritor e assim um amor de infância, todos o conhecem assim por causa do Sítio do Pica pau Amarelo, é realmente impossível deixar de amá-lo.
Um ano atrás tive bastante dificuldade em ler um livro seu didático e até hoje a obra se encontra lida pela metade em minha estante, seu modelo didático de escrever é um pouco diferente do comum e prometo que tentarei ler novamente.
Reinações de Narizinho foi uma leitura pedida pela minha professora de Literatura Infantojuvenil e fiquei realmente muito contente, pois assim viajaríamos para o mundo do Lobato e nada melhor que ler sobre a menina do nariz arrebitado, não é?! Eis que agora contarei tudinho sobre como é viajar em um mundo encantador.
A cada linha uma paixão a se constituir ao ler essa obra, nada mais que conhecer o verdadeiro lado de narizinho, a menina do nariz arrebitado que se chama Lúcia, aquela na qual sempre trouxera grande felicidade para Dona Benta e Tia Nastácia, essa sim era uma menina aventureira e difícil de se controlar, ainda mais que sua imaginação se transbordava a cada passar dos dias.
É por dentro desse sítio que conhecemos a verdadeira existência da boneca Emília, de onde viera e como nascera para assim se tornar tão falante, aquela que até só boneca sem fazer qualquer movimento sozinha era a paixão de narizinho, que levava a boneca aos quatro cantos do sítio, vivia indo em seu mundo imaginário para aprontar, mas sempre com a boneca ao lado para alegrar seus dias e ser sua confidente.
A todo o mistério estava a corromper quando Emília tivera proeza de ganhar vida e assim xeretar a vida de todos daquela casa. Mas, todos estavam muito ansiosos pela chegada de Pedrinho, que viera de longe passar as férias, no qual sempre era sua diversão e assim tinha espaço para explorar tudo a sua volta, já em que em casa não tinha tudo isso.
Quanto todos viram uma poeirinha bem no final da estrada podiam imaginar que seria Pedrinho a chegar e trazer à tona todas as aventuras para cada membro da família, até Dona Benta que era uma senhora sofria com suas asneiras, mas o amor sempre falava mais alto e a avó fazia as vontades de seu querido neto.
Era uma festa quando todos estavam juntos e até que enfim tiveram a ideia de explorar o sitio e conhecer cada parte que assim imaginavam que escondia algum mistério a ser descoberto e ajudar todos os bichinhos, Pedrinho com seu jeito animado, sempre era o primeiro a fazer tudo e organizar, construir e correr na frente, para saber tudo primeiro. Lúcia, era mais tranquila e tinha ideias incríveis que deixavam todos de queixo caído com seu rostinho lindo de menina.
Mas, o problema mesmo era Emília, essa boneca era mesmo valente, queria saber tudo, enfrentar tudo e aí de quem fosse contra sua opinião a menina emburrava e ninguém tirava aquela cara amarrada, a não ser que fizesse suas vontades, sempre sendo interesseira. Aliás, Tia Nastácia todos os dias se perguntava: Como essa menina pode ser tão interesseira?! Foi criada com tanto amor e sem muito bens matérias. Mas a menina queria sempre algo em troca, nem que fosse para ficar de enfeite, queria porque queria.
Desde então teriam que levá-la agora bem vivinha para todos os lugares que descobriam, a boneca sempre queria ser a mandona da brincadeira e ganhar. Já Lúcia acalmava e cuidava com tanto amor de Emília, impossível não se apaixonar e gostar tanto das duas. Pedrinho com seu jeito aceitava e fazia o possível, mesmo ficando emburrado, a boneca sempre ganhava o coração de todos a sua volta.
Reinações é a descoberta de Narizinho no mundo, em enfrentar tantos obstáculos, ela viaja ao fundo do mar, para outro mundo, conheça o Barba azul e assim traz todos os personagens de contos de fadas que fizeram parte da nossa infância para a sua vida, ela deseja que todos tenham uma vida segura e incrível de se viver. Narizinho, amadurece em diversas etapas da obra, sem deixar vontade nenhuma de parar a leitura. Entre tantos personagens podemos encontrar além daqueles que citei acima o Rabicó, Visconde de Sabugosa, todos os originais do sitio do pica pau amarelo e todos os personagens que fizeram parte de nossa infância, mas não falarei quais! Deixarei para vocês descobrirem ao ler.
Esse livro foi incrível ter a oportunidade de realizar a leitura, a edição está um luxo de deixar qualquer um louco, é cheia de ilustrações e todas coloridas. As letras são grandes e a cada novo capítulo é possível perceber um desenho representando o principal personagem, além do mais são folhas grossas e brancas. Uma relíquia para ler e ter na estante.
A história é fascinante e li bem rápido, comecei bem antes do prazer para a aula porque sei que me apaixonaria a cada detalhe e ficaria babando em cada ilustração, esse livro foi um presente que recebi e desde então o guardarei para o resto da vida e assim emprestar para quem realmente irá valorizar.
A escrita do Monteiro Lobato é bem diferente do outro livro didático que tentei ler, fácil compreensão e maravilhoso, sendo bem detalhista e nos deixando querendo mais a cada troca de capítulos.
Recomendo esse livro para todos e para todas as idades, várias descobertas farão ao ler!
site: https://segredosliterarios-oficial.blogspot.com/2019/01/reinacoes-de-narizinho-monteiro-lobato.html