Cris 06/10/2012Irônico e atualQuando comprei imaginava que o Fantasma de Canterville seria um pouquiiiinho assustador... Não poderia ser mais diferente! Me surpreendi com o desenrolar que ele deu à história, que vai ligeiramente contra o curso natural desse tipo de literatura e dá um tom irônico ao conto. O fantasma não assusta??? rs...
Já O príncipe feliz é um dos contos mais bonitinhos que já tive a oportunidade de ler. De verdade. É uma história simples e tão singela, que demonstra a compaixão de que o ser humano é capaz com o próximo, mas que nem todos a utilizam.
Na verdade os dois contos expressam esse mesmo sentimento. E por isso mesmo, títulos aparentemente tão diferentes foram reunidos no mesmo livro.
Acredito que a maior intenção de Oscar foi de fazer uma crítica aos valores da sociedade da época, que hipócrita e egoísta importava-se apenas com a riqueza e aparências enquanto o povo vivia em condições degradantes, como demonstra em O Príncipe. Porém sua crítica continua atual até os dias de hoje.