Moonlight Books 19/08/2012
O Casamento
O advogado Wilson Lewis é casado com Jane há quase três décadas. Os dois já criaram três filhos e têm uma vida confortável e sem grandes sobressaltos na bucólica cidade de New Bern, na Carolina do Norte.
Porém, quando esquece seu aniversário de 29 anos de casamento, Wilson ameaça a aparente estabilidade da relação. Esse descuido é apenas a gota d’água em uma longa lista de decepções que sua negligência e falta de romantismo já causaram à esposa.
Com medo de que Jane não o ame mais e esteja pensando em deixá-lo, Wilson decide se aconselhar com o sogro, Noah, e mergulha de cabeça em um ambicioso projeto de um ano para reacender a chama de seu relacionamento.
Quando esses 12 meses estão quase no fim, sua filha Anna anuncia que vai se casar dali a duas semanas, exatamente no dia do aniversário de 30 anos de matrimônio dos pais. Agora que a hora da verdade está chegando, o evento se torna a oportunidade perfeita para Wilson descobrir se valeu a pena todo o seu esforço para que ele e Jane voltem a ser felizes.
Um romance maduro, mas que recomendo para pessoas de todas as idades.
O Casamento é um livro com uma proposta agradável para homens e mulheres de qualquer faixa etária, embora nos traga a história de uma união de trinta anos, traz também o frescor do primeiro olhar, do primeiro encontro, do primeiro amor...
O livro começa com Wilson pensando em toda sua vida com Jane, e tentando encontrar uma resposta para a seguinte pergunta:
"Será possível um homem mudar de verdade? Ou será que o temperamento e os hábitos constituem as fronteiras imutáveis de nossa vida?"
Esta questão surge para Wilson no momento em que seu casamento está em crise e ele enxerga o quanto foi ausente neste relacionamento.
Viciado em trabalho, acreditou durante toda a vida que prover o sustento da família fosse o suficiente para conservar o amor de sua esposa e filhos, mas no dia que esqueceu o aniversário de seu casamento, sua esposa Jane, não foi capaz de suportar, por nem mais um momento, a falta de atenção do marido.
Esta não é uma situação incomum, muitas pessoas acreditam que bens materiais são o bastante para manter a felicidade, mas esquecem que as vezes tudo que alguém precisa é um gesto de carinho, seja um sorriso, um abraço ou alguém para segurar sua mão em um momento difícil. Muitas vezes afastamos quem amamos por causa de nossos atos, mas isso não quer dizer que seja por maldade, acontece que erramos, tentando acertar. E foi o que aconteceu com Wilson, ele queria o melhor para sua família, e achou que trabalhando muito, conseguiria isso, mas sua esposa, uma mulher extremamente romântica, não viu dessa forma, ela sentiu - se em segundo plano e a mágoa cresceu em seu coração.
Wilson ficou surpreso com o rumo da situação, e começou a enxergar o quanto havia sido displicente com Jane, e assim o medo de perder sua amada, leva esse homem a recriar seu modo de vida, e nos sábios e românticos conselhos de seu sogro Noah, ele encontra a inspiração para salvar seu casamento.
Uma história comovente, que mostra o quanto um amor pode ser imenso. Na luta por salvar seu casamento, Wilson narra sua vida, ele divide conosco cada um de seus sentimentos, desde a infância, passando pelos primeiros passos de seu relacionamento com Jane, depois de sua vida de casado criando os três filhos, até os dias atuais. Uma vida inteira nas páginas desse livro, não há como não se emocionar com este homem, pois por mais dificuldade que ele tenha em mostrar seus sentimentos, ele ama sua esposa e toda sua família, na beleza de suas palavras fica claro o quanto todos são importantes para ele, mas infelizmente ele não sabia abrir seu coração.
Wilson vai tentar mudar e reconquistar Jane, e misturado com sua batalha pessoal, ainda teremos a preparação para o casamento de sua filha mais velha, Anna. Na correria do casamento, nas tardes a beira de um lago conversando com seu sogro, Wilson tentará encontrar seu caminho.
E digo mais, não esperem por algo comum, um final pré - fabricado, eu acreditei que tudo terminaria de uma forma, mas nas páginas finais, Sparks conseguiu me surpreender totalmente com uma reviravolta na trama, que posso classificar como, maravilhosa.
Em relação aos personagens, Wilson, suas duas filhas e Noah, são muito cativantes e algo que achei muito interessante foi a impressão que Jane me passou, ela é citada como uma mulher muito romântica, mas achei ela fria e foi com os personagens que citei anteriormente, que realmente me emocionei.
Um livro que recomendo para todos.