Clara dos anjos

Clara dos anjos Lima Barreto




Resenhas - Clara dos anjos


388 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |


Knupp 12/04/2022

Clássico para quem quer começar
Clara dos anjos não foi o primeiro livro de Lima Barreto que li, mas foi o primeiro que gostei.
O enredo da história é bom, é interessante acompanhar o desenvolvimento da relação de clara com Cassi (odeio com todas as forças) pelas cartas.
O livro tem uma fortes críticas sociais, o final é o mais surpreendente de certa forma (para mim leitora de romances ?felizes para sempre?), mas retrata bem uma situação que várias moças passam e já passaram.
comentários(0)comente



Giu :) 06/04/2022

Clara dos Anjos
Gostei bastante do livro, age como uma denuncia da sociedade, que ainda não teve muitas mudanças. Uma coisa que me agradou bastante foi a maneira de narrativa e como os personagens são bem escritos.
As mortes mexeram comigo de verdade =( o final também...
No mais foi uma leitura boa, recomendo.
comentários(0)comente



Rayane.Francisca 02/04/2022

Uma leitura interessante
Mesmo tendo dado três estrelas e meia Clara dos anjos foi uma leitura boa, tive que ler para uma prova de escola e nunca pensei que iria prender tanto, o livro fala muito sobre racismo, discriminação e preconceito.

Escrito por Lima Barreto uma leitura que todos deveriam uma dia realizar, Clara criada por pais protetores se tornou muito ingênua com as pessoas a sua volta, não vendo a maldade humana, já Cassi Jones um completo pilantra viu a oportunidade de desonrrar a garota.

Confesso que fiquei com bastante raiva de alguns personagens, principalmente o Cassi, mas esta leitura me mostrou como o racismo mesmo depois de anos da publicação ainda não diminuiu.

Uma leitura que todos deveriam realizar.
comentários(0)comente



Dani 01/04/2022

Um livro importante que traz diversas reflexões. Lima Barreto explora situações que até hoje são pertinentes, retratando uma mulher negra cheia de projetos e esperanças perdendo tudo. No geral, é uma leitura fluída e bem emocionante com diversas críticas sociais e posicionamentos por parte de Lima.
comentários(0)comente



Gilberto.Junior 31/03/2022

Muito bom
Uma escrita muito boa de Lima Barreto sobre o preconceito racial no Brasil do início do século XX, mas que ainda é visível na realidade atual.
comentários(0)comente



Larissa1260 19/03/2022

Leitura para escola
Um livro muito fluído, que conta a vida nos subúrbios do Rio de Janeiro em 1922.
O protagonista Cassi Jones é um cafageste conhecido por desonrar as moças negras e pobres. Clara a protagonista feminina do livro se apaixona por ele, e assim acontece o desenrolar da história.
comentários(0)comente



Giu 06/03/2022

Um das maiores joias da literatura brasileira! Apesar de ser parte de um projeto muito ambicioso - para a época - de Lima Barreto, essa pretensão não impregna a leitura, que é simples, fluida e acessível. Ainda assim, é afiado e irreverente, o que o torna ainda mais especial.
comentários(0)comente



Mari Guerra 06/03/2022

Confesso que achei o livro um pouco maçante e com um enredo que não prende muito.
Ainda sim, é muito interessante pela construção das relações sociais e raciais.
comentários(0)comente



Helo 05/03/2022

Confesso que foi uma leitura obrigatória por cinta dos vestibulares que presto e para mim, quando se trata de leitura obrigatória, perde totalmente a graça e vira algo automático e entediante. Porém nesse livro consegui enxergar um pouco a parte boa, gostei da história e foi até que uma leitura fluida. Pretendo futuramente reler sem o peso na consciência.
comentários(0)comente



Teté 02/03/2022

Mais um lido por motivos de: vestibular.
No geral, é um bom livro de se ler. Não é uma leitura tão complexa, mas também não é daquelas que flui bem facilmente.
comentários(0)comente



Ariesu_no_queru 28/02/2022

Uma leitura que vai ficar para a vida
Apesar de ser suspeita para falar, (afinal passei no cefet com esse livro, então sempre terei um carinho imenso) acredito que é um livro muito interessante para quem visa se aprofundar no cenário brasileiro, afinal o ponto forte da obra é sua ambientação. A leitura pode ser um pouco agarrada, mas nada como uma rotina de leitura para, no final, sentir que conheceu um pouco mais do nosso país.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Eugênio 22/02/2022

Lento e triste
Mesmo com o livro sendo um grande clássico da literatura brasileira, essa obra não me cativou tanto quanto eu pensei que iria, dos clássicos literários do Brasil que eu já li, esse é infelizmente um dos mais fracos, não querendo desmerecer essa obra, a mensagem que o autor quer passar é uma mensagem muito importante, que infelizmente acontece até nos dias atuais, principalmente a questão do preconceito, seja questão de classe social tanto quanto racial, o autor foca muito nessas questões. Infelizmente é um livro muito lento, também tem a questão de que o livro mostra muitos detalhes, sobre a cidade, situação financeira da população da época, e entre outras coisas em que o autor busca entrar em detalhes; o que é bom, mas um pouco cansativo, acaba fazendo com que a leitura não vá ao ponto que mais importa, que é a relação entre Cassi e Clara, óbvio que eles não tem muito contato na história do livro, mas poderiam ter focado mais nesses personagens, que são os melhores e os principais, um ponto positivo é que não é uma história clichê, mas mesmo assim é triste. É um livro com um assunto interessante mas não superou minhas expectativas
comentários(0)comente



Jessi 17/02/2022

Nós não somos nada nesta vida?
Aos 15 anos de idade fui ?obrigada? a ler está obra, na época odie o livro, não entendia o porquê de sua importância de eu ter que ler, hoje após quase 5 anos eu entendo, esse livro é um alerta, é uma denúncia ao que ainda hoje acontece em cidades, zonas periféricas, zonas rurais, principalmente em lares pobres conservadores, na qual geralmente não se fale de sexo, aonde não se há liberdade, instrução, como é o caso de clara que cresce com uma mentalidade inocente a coisas referentes a casamento, amor, alheia a qualquer malícia de homens como casi, homens ricos, meio ricos, meio pobres, totalmente pobres que amam por algum motivo, dando-se ao álibi da não justiça desse mundo, do país, do estado de ?desonrarem? mulheres como clara. Esse livro é muito triste, mas passa um mensagem de alerta para mulheres como eu ou você que lê esse comentário, mulheres único-os contra cassis da vida, contra o patriarcado da sociedade!!
comentários(0)comente



Miny 17/02/2022

o que eu não faço pelo vestibular
Bom, Clara dos Anjos é livro meio melancólico, porque o autor tem essa tendência, mas também porque várias coisas complicadas estavam acontecendo na vida dele, e como ele sempre foi muito crítico, ele escreveu esse livro pra retratar toda a desigualdade existente no Rio de Janeiro na época.
Dentre os livros que tem no vestibular, ele é um dos mais tranquilos pra ler, por ter uma linguagem mais fácil. Fico super triste em saber que coisas que aconteceram com Clara acontecem ainda hoje, mas fico feliz pelo fato de hoje em dia não haverem mais tantos preconceitos, ainda existe? Sim, mas pelo que observo é numa proporção menor
comentários(0)comente



388 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR