Ronan 11/01/2022
Temas muito atuais e necessários como gênero, raça e discriminação social são as bases dessa obra. Novamente, como em outras obras, tudo se passa nos subúrbios do Rio de Janeiro de início do séc. XX. Com minucia ele descreve os tipos humanos e mesmo a geografia dessa área da cidade em que ele o autor habitou, e pela qual nutria uma relação de amor e ódio. O núcleo familiar em torno do qual se desenvolve a história é composto por um carteiro, sua esposa e sua filha mestiça e os melhores amigos do carteiro, o padrinho da garota (Marramaque) e o português Lafões, todos com duas personalidades e modo de vida suburbanos descritos pelo autor.
Ocorre que a jovem filha do casal acaba por se interessar por Cassi, um malandro branco deflorador de garotas e escroque dos subúrbios. Ele fora chamado para tocar em sua festa de anos. A obra gira em torno de como esse malandro vai se aproximando de Clara através de várias artimanhas e da intervenção do Meneses, um “dentista” que frequenta a casa da garota a título de lhe tratar dos dentes mas que, a serviço de Cassi, lhe entrega cartas e leva cartas as suas a ele. Marramaque, que se opõe a Cassi ferrenhamente acaba por ele assassinado. Essa relação entre uma jovem mestiça, suburbana, de família simples, criada pelos pais de maneira despreocupada e superprotegida, influenciada pelas letras das modinhas românticas e um malandro branco, vindo de uma família suburbana que se pretendia melhor que as outras dá o tom.
Cassi acaba por deflorar Clara como já tinha feito tantas outras vezes, já que protegido pela mãe e passando impunemente pelas autoridades. Ela engravida e quando vai à família dele exigir casamento é zombada pela mãe dele, que não aceita o casamento de seu filho, malandro, vadio (pois não trabalhava e sem grandes instruções) com Clara pelo fato de ela ser mestiça e por, em tese, ser de uma classe social inferior, embora todos sejam do subúrbio.
Clivagens de raça, gênero e condição social ficam muito evidentes na obra que possui notas autobiográficas do autor em seu bojo.