graazifarias 13/09/2024
O que a descoberta da verdade pode causar?
Um cientista descobre que é o álibi com poder de provar a inocência de um homem que fora condenado pelo assassinato de sua mãe adotiva. Este "falso culpado" morre na prisão, mas o seu álibi percebe que o verdadeiro assassino ainda está à solta; e pior, ainda dentro do próprio seio familiar (ou não?)
O problema, ainda, não é apenas provar a inocência dele, mas como a revelação da verdade pode impactar os membros da família, que se acomodaram com a ideia de que o culpado já havia sido punido (e agora se veem com desconfianças entre si).
No decorrer do livro, Agatha Christie explora temas de culpa, justiça e adoção. Este último tema gerou muita controvérsia pelo que pesquisei, pois muitos interpretaram que a autora criticava demasiadamente a adoção, mas eu não acho que isso exprima um partido da autora, mas que foi apenas retratado um pensamento existente na época.
Acho que Punição para a Inocência foi o mais psicológico e introspectivo de Agatha Christie que li até o momento, pois navega pelos efeitos psicológicos que um crime causa numa família que é repleta de traumas particulares e complexidades, pois cada filho pertencia a uma raiz diferente.
Observações:
1. Esse livro não tem a presença de Poirot ou Miss Marple, mas o cientista basicamente o papel de detetive.
2. Tem uma adaptação disponível no YouTube de mesmo título. Recomendo para uma comparação, muda bastante coisa, mas eu curti.
3. Agatha Christie considerava esse um dos seus preferidos.
Por fim, adorei o final e seu plot. :)