eve. 03/11/2021nadando de volta para casa - resenhadeixe-me começar dizendo que eu nunca fiz nenhuma resenha antes e o fato de me dispor a resenhar sobre este livrou me fez realmente surpresa, porque essa é a primeira leitura que me vi na obrigação de expor o que a leitura transmitiu pra mim.
esta é uma história principalmente sobre traumas e como os afetados lidam com eles, às vezes de maneira conveniente e outras de maneira muito inconveniente. o ponto está na sutileza e maestria da autora em entrelaçar e amarrar os fios tão bem que aqueles que estão alertas aos detales, percebem o desastre iminente chegando, aos poucos, se arrastando sobre sua pele até te engolir por completo, utilizando-se de metáforas e simbolismos para atingir seu objetivo, que na minha opinião cumpriu com êxito.
vejo muitos comentários negativos sobre "nadando de volta para casa", mas percebi que não é por se tratar de um livro ruim e sim por não ser o livro que esperam que ele seja. se você procura por uma leitura recheada de reviravoltas, romances avassaladores e aventuras deslumbrante, este livro não é pra você, porque "nadando de volta para casa" é a essência do cotidiano familiar, dos traumas reais e de situações que acontecem do outro lado da cerca do seu vizinho; um livro extremamente não conformista, expondo as fragilidades humanas dissecadas ao sol, se mostrando exatamente como é.
deborah levy se tornou uma das minhas escritoras favoritas e ganhou mais uma leitora fiel. espero que, com isso, vocês dêem uma chance!