Isabella.Wenderros 21/08/2022É muito interessante!“Como Fazíamos Sem...” procura falar da história de uma forma mais próxima ao leitor, saindo dos grandes acontecimentos e focando naqueles objetos que foram surgindo e se tornaram parte do cotidiano das pessoas. O livro permite um vislumbre da maneira como nossos antepassados viviam através de itens comuns – e até mesmo essenciais – para nós hoje em dia, tais como papel higiênico, água encanada, dinheiro, geladeira ou fósforos.
Dividido em 6 temas – Alimentação, Comunicação, Habitação, Roupas e Acessórios, Saúde e Higiene, Sociedade – com tópicos relacionados, a obra apresenta um resumo da criação de determinada ferramenta, com uma linguagem fácil e bom humor, criando paralelos com o passado. Além disso, as ilustrações são ótimas, achei várias delas divertidas.
Não é nada muito aprofundado, mas fez com que meu olhar para o tempo da minha bisavó, por exemplo, seja mais... crítico, digamos – nunca dei tanto valor às coisas que me cercam e facilitam minha vida. Recomendo a leitura!