spoiler visualizarEstevão Erthal 20/03/2024
Sensacional
Comecei a ler mesmo os X-Men a pouco tempo e finalmente pude ler essa obra prima. Antes conhecia algumas (poucas) histórias dos x-men mas essa, sem sombra de dúvidas, não só é uma das melhores histórias dos mutantes mas é uma das melhores histórias que já li em toda minha vida.
Começando bem do começo, temos a primeira aparição de nada mais nada menos que Kitty Pryde, Emma Frost e o clube do inferno. Hoje sabemos a importância de cada um desses indivíduos para a nação mutante e ver que a primeira aparição de personagens tão importantes foi feita em uma história tão épica torna tudo ainda mais legal.
Acaba que Kitty e Cristal, também nova mutante, não são tão importantes para a história principal, porém entendo que foi um excelente ponto de partida. Já o clube do inferno não tenho o que falar. Muito bem introduzido e é tudo muito bem feito. A ideia de tornar Jean, como Fênix, a rainha negra também é muito bem articulado. Com tudo isso dito, é uma pena que a Frost tenha ?morrido? tao cedo e saído do jogo tão rapidamente. Frost ainda é importante nesta mesma saga, mesmo ?morta? quando vemos que foi ela que ajudou o mestre das ilusões a manipular Jean. Emma Frost é simplesmente incrível.?????
Os confrontos dos X-Men com o clube do inferno são muito bons, principalmente o último, que se torna épico principalmente pelas suas consequências.
Jean Gray agora é a Fênix Negra. É e não é. É como se fossem duas personalidades dentro de um corpo. Uma humana é uma deusa. Quem pode pará-la? A resposta: Ninguém, a não ser ela mesma. A Fênix acaba com os X-Men como se fossem amebas. Vai para o espaço. Consome um SOL. Mata 5 bilhões de pessoas por causa disso + uma nave do império Sh?arr. E o que acontece? A Fênix, que tem poder ilimitado, acaba cedendo aos desejos de Jean Gray,
Ao ver sua família, a Fênix volta a assumir totalmente o controle. A tempo, os X-men chegam e, depois de um grande confronto, saem vitoriosos com a ajuda de Xavier, prendendo a Fênix telecineticamente novamente no corpo de Jean.
E, ao pensarmos que acabou, a Marvel nos surpreende com um final ainda mais épico.
O império Sh?arr quer vingança e teleportam os x-men para seu império. Eles querem Jean Grey.
Seria justo Jean pagar por algo que ela não fez? Ou será que fez? Essa é uma pergunta que assola não somente os mutantes mas também o próprio leitor.
Ao passar de poucas páginas, os mutantes ficam ao lado de Jean e preferem lutar a perder a amiga. E finalmente?
Os mutantes perdem. Só sobrou Jean e Ciclope. Ao ver Ciclope ser abatido, as barreiras são quebradas novamente e há a libertação da fênix, destruindo tudo possível pela frente. Xavier não pode ver a Fênix negra estar liberta de novo e decide por colocar todos os X-men para conter e possivelmente matar a Fênix.
Até que Jean acaba tomando conta do corpo de novo, após um soco de Colossus. Ela mostra a todos, incluindo a Ciclope, seu grande amor, que a única chance da Fênix não assumir o corpo de Jean novamente e não haver mais catástrofes, ela teria que morrer. Mesmo com ciclope relutante, ela chega perto o suficiente dele para ativar o raio dos olhos de seu namorado.
Com um final catastrófico é totalmente épico, Jean e Fênix estão mortas.
Que Hq sensacional!!!