rosesinwinter 22/02/2024
Marília de Dirceu - 2024
Li esse livro por conta da FUVEST 2025 e vim fazer uma resenha um pouco mais decente do que as anteriores para o meu próprio estudo.
Marília de Dirceu é uma obra do Arcadismo e tem elementos do bucolismo, que é visto no modo de vida do protagonista com sua amada. Esse livro é dividido em 3 partes, que contém 33 liras na primeira, 38 na segunda e 9 na terceira, junto com 13 sonetos.
Na primeira parte, o casal está aproveitando a sua vida no campo e é possível ver a adoração do Dirceu por Marília, assim como são descritos os aspectos angelicais da moça.
Na segunda parte, o personagem descreve estar em uma masmorra.
E, por fim, na terceira parte, a solidão e a saudade são mostradas a todo instante no livro por parte de Dirceu.
Falando agora da minha opinião sobre o livro, eu havia achado bem meloso e tedioso. Entretanto, quando estudei sobre a obra e fiquei sabendo da vida do autor durante esse período de escrita, minha primeira impressão passou, pois realmente há elementos subentendidos da época da Inconfidência Mineira, o que me cativou.
Eu gostei do livro pelo aspecto político e histórico em que foi escrito, então recomendo apenas para saber mais dessa época. Fora isso, não há nada tão interessante nessa história, ao meu ver. Minha nota é de quatro estrelas.