Marília de Dirceu

Marília de Dirceu Tomás Antônio Gonzaga




Resenhas - Marília de Dirceu


313 encontrados | exibindo 256 a 271
1 | 2 | 3 | 18 | 19 | 20 | 21


Cássius 10/06/2022

Suco de "qual foi?"
Acho que parte do juízo de Tomás foi pro espaço pelo tempo que ele lamuriou na prisão. A parte 3 é MUITO díspar das partes 1 e 2, quase não parece o mesmo eu lírico. E como sou muito crítico (vulgo chato), acho que supervalorizam este autor, assim como a Tira-dentes e a Inconfidência em geral. No mais, temos arcadismo puro (com todas as suas características) na parte 1; pré -romantismo total na parte 2; e um misto dos dois acima, mesclado com ar de sonho na parte 3. É um canto de amor com promessas de grandiosidade, porém com um fim trágico.
comentários(0)comente



Laila 27/05/2022

Só dei 2 estrelas porque é um livro um pouco cansativo de ler, pelo menos pra mim. Esse livro é leitura obrigatória do vestibular seriado da UFLA, por isso li ele.
A leitura foi produtiva, apesar de obrigatória. No fim, fui "conquistada" por esse livro.

Composto por liras que demonstram o amor do eu lírico Dirceu, que é a representação literária do autor, por sua ama Maria Dorotéia - Marília, na literatura.
O livro é majoritariamente romântico, mas na segunda parte ocorrem lamentações pela separação imposta ao casal, devido a prisão de Dirceu.

A leitura é bastante difícil, devido às diversas palavras que não fazem parte do nosso vocabulário atual. Além disso, as liras devem ser interpretadas, o que torna a leitura mais complicada. É o principal livro representante da escola literária arcadismo, com características bucólicas(relativo à vida e aos costumes do campo)e muito culto à natureza e à vida campestre.

Mas no geral, é uma leitura boa, com liras realmente lindas e muito bem elaboradas, com rigor métrico e bastante trabalho artístico.
Edgar40 27/05/2022minha estante
Escreveu muito bem!


Edgar40 27/05/2022minha estante
???




Eduardha 25/05/2022

Uma leitura obrigatória em muitos vestibulares, porém não li na época de preparação. Agora, já na faculdade, decidi ler e gostei! Um clássico
comentários(0)comente



elli elli 24/05/2022

É de uma imbecilidade atroz...
É um crime só contra as pessoas que por algum motivo decidiram ler um livro como esse. Meu deus. Que livro RUIM. NÃO LEIAM EU IMPLORO. Quer ter uma ideia mais concreta sobre o arcadismo? Não jogue o seu dinheiro ou tempo fora, lê só a primeira parte disso e não compre o livro físico. Eu irei ter ódio cada vez que ver essa obra porca e ruim na minha estante. É de uma breguisse, de uma falta de bom gosto, são supostamente declarações de amor, mas são tão absolutamente repetitivas que não tem sentimento nenhum ali, nada, são palavras vazias repetidas a exaustão. E COMO SÃO REPETIDAS...Pelo menos 20 liras poderiam ser descartadas por serem idênticas umas às outras na essência. Não vou entrar em termos técnicos, não tenho conhecimento suficiente para os embasar, mas é tão ruim e entediante que eu quis me atirar de um prédio só para me livrar de ler isso. Tudo bem que o tempo contribui para desgastar o valor de muitas obras, mas eu não posso acreditar que em alguma época, a literatura estivesse em uma situação ruim o suficiente para considerar essa obra, boa. Boa sorte aos lutadores que estão lendo agora, e saibam que infelizmente, não gente, não melhora.
erin 30/07/2022minha estante
rindo muito da resenha mas é pra não chorar ??? seu eu de 2 meses atrás e o eu atual unidos porque to quase pedindo um tiro pra não ter que terminar essa tralha


elli elli 30/07/2022minha estante
eu estava exatamente nessa energia lendo esse livro, não gosto nem de lembrar kkkkk




Marcelo 19/05/2022

Diversidade de versos
O livro é uma verdadeira aula sobre formas de fazer poesia. Arcadismo em alto grau. Fico imaginando se o autor contava as sílabas para seguir os diferentes tipos de versificação ou se é um dom natural. Talvez por isso a demora em escrever o livro, já que há poemas em diferentes situações da vida do autor, mas o que não muda é seu amor por Dorotéia, ou seja, Marília. Entretanto o autor exagera no tema, o que cansa. O autor mostra todo o seu conhecimento da cultura grega para as comparações com a amada.
Eu tinha dois interesses no livro, primeiro fomentado na história que li quando criança "A Ladeira da Saudade", onde a protagonista Marília, conhece o amado Dirceu, em uma história passada em Ouro Preto e em paralelo à leitura deste livro. Em segundo, perceber se na obra há referências mais auspiciosas sobre os fatos relacionados a Inconfidência Mineira. Entretanto, apesar de algumas citações sobre a coroa portuguesa e a relação de subserviência da colônia em tom de crítica, não há outras referências.
A leitura do poema, me fez ter mais vontade de voltar a ler sobre o amor de Marília e Dirceu no livro A Ladeira da Saudade, que apesar de menos conhecido tem uma proximidade maior da realidade, com os seus desencontros, altos e baixos. Vou ver como conseguir este livro novamente.
comentários(0)comente



Ro Ximenes 28/04/2022

Leitura profunda
Grande clássico romântico.
Leitura rebuscada pelo vocabulário.
Confesso que acho Dirceu muito conformado, mas a época pedia dia, ainda não cabia os grandes rompantes de Brás Cubas, aliás Machado ainda não existia, mas ainda sim um grande romance.
comentários(0)comente



Sayonara 19/04/2022

Marília de Dirceu - Tomás Antônio Gonzaga
Uma obra de inquestionável importância, mas artificial ao extremo, bem de acordo com a estética árcade no Brasil. Aqui você encontrará explicitamente todas aquelas características (fugere urbe, carpe diem, bucolismo etc etc) discriminadas nos quadros-síntese dos livros de literatura da vida.
comentários(0)comente



Left 31/03/2022

Não faz meu estilo
É bem amoroso, Dirceu exalta todo tempo sua Amada, é um pouco cansativo, mas não é uma linguagem muito difícil. Enfim não faz meu estilo esse sofrimento amoroso.
comentários(0)comente



cheiro de livro 14/02/2022

Só namoro com alguém que seja tão vassalo quanto Dirceu, bj
Eu li esse livro obrigada, mas eu realmente gostei. Por se tratar de uma obra árcade, a linguagem não é tão complexa e achei envolvente. Realmente uma história de amor em formato de poesia.
Esse livro me proporcionou uma vida no campo e eu amei ela?
comentários(0)comente



Bel's 21/12/2021

Bom
Foi minha primeira vez lendo algo do tipo e eu gostei bastante, agora vou procurar algo parecido .
Recomendo para todos já acostumados a ler e quem começar o gênero, já que parar mim foi super fluindo.
comentários(0)comente



Larissa.Guimaraes 11/12/2021

Dirceu de Marília
É uma leitura interessante, gostosa de ser feita em voz alta, tal qual a Odisseia e Ilíada, pela estrutura e objetivos esperados dos autores com a musicalidade e estrutura dos versos... é melhor alcançado com esse tipo de leitura e, consequentemente, a leitura e compreensão é mais fácil também.
Dirceu de Marília por conta da excessiva repercussão sobre como ele é incrível e como Marília só se destaca entre as demais por conta de seu amor, porque ele escreve sobre ela, ele é capaz de propagar e eternizar a beleza de Marília. Além disso, o caráter autobiográfico desse livro é muito interessante e pode ser um bom elemento de estudos e leituras mais aprofundadas.
comentários(0)comente



Ana 10/12/2021

Achei muito bom, mas é preciso ler em momentos estratégicos para não se entediar pois a linguagem é meio exótica kkkkk
comentários(0)comente



warpechowski 30/10/2021

extremamente chato
nossa, como eu odiei ler esse livro!Eu achei chato desde o começo e é bem esquisito pra falar a real.
comentários(0)comente



@blogmht 03/08/2021

Leitura obrigatória
Comecei o livro pois iniciei um desafio comigo mesma e que até vou depois postar no meu blog sobre a literatura brasileira e como eu já estudei sobre o quinhentismo e barroco, agora foi a vez do arcadismo. E realmente o livro entrega muitas características desde período e é até legal para quem está estudando dar uma olhadinha nas liras feitas pelo autor, tendo o conceito do pastoralismo, um pouco da mitologia, bucolismo, etc.

Para falar a verdade, no inicio eu achava que seria uma história sem poemas, pois é kkkk eu não tinha visto a aula ainda então tava viajando aqui. Mas enfim, particularmente eu achei a leitura chatinha, não me agradou muito não, só teve um poema que gostei mas é isso né, eu li mais para entender da literatura árcade.

E para deixar registrado a lira que gostei foi da parte 1, Lira II.


site: http://myhiddentrack.blogspot.com/
comentários(0)comente



313 encontrados | exibindo 256 a 271
1 | 2 | 3 | 18 | 19 | 20 | 21