Ana 08/01/2016Friendzone é fichinha!Eu tive aulas sobre resenhas no último período. Sei que devo falar da autora, dos aspectos técnicos, talvez comparar a obra à outras, fazer um breve resumo sem spoilers. Sei disso, mas NÃO CONSIGO LIDAR COM CECELIA AHERN!
Essa é a única autora que me faz chorar e gargalhar ao mesmo tempo. Exatamente como em P.S. Eu te amo a protagonista foi feita para sofrer, sofrer e sofrer. Mas como em toda dramédia (vou começar a classificar livros assim, okay? Okay!) sempre existem aqueles momentos em que é impossível não rir.
Isso acontece muito pela excelente narrativa. O livro inteiro contado através de correspondências é recheado de momentos banais, mas contados de uma forma que se transformam em coisas especiais.
Desde o início, Rosie e Alex possuem uma dinâmica interessante. Se tornando amigos ainda na infância, acompanhamos desde os bilhetinhos passados durante às aulas, até as cartas perdidas com o tempo já na velhice. Os personagens secundários também são extremamente cativantes. Ter o texto narrado em primeira pessoa, por emails e cartas, contribuí para que cada um tenha seu espaço na estória.
Um ponto negativo (ou positivo?) é que durante o livro fiquei bastante angustiada. Agora toda vez que me sentir sozinha, ou que eu começar a pensar que minha vida está difícil vou me lembrar da Rosie e agradecer por meus problemas serem tão simples. Já disse isso, mas ela sofre demais! (Sim, existem livros mais tristes, mas esse é o tipo de tristeza que poderia ser evitada, etc.)
Por falar em simples... MEU DEUS, que nome irônico para o livro. Simplesmente Acontece, até parece!
Por último só quero comentar que o filme, que vi primeiro, é bem diferente, mas é bom a sua maneira. O livro é extenso demais para ser adaptado fielmente. O mesmo caso de P.S. Eu te amo. Quando meu coração se recuperar lerei outros livros da autora para descobrir se é um padrão nas obras.
Uma ótima leitura, daquelas que quase matam de angústia, mas que no fim valem a pena.
P.S.: Ainda prefiro a Holly, mas a Rosie quase ganha.
site:
http://www.avidaepoema.com.br/