O que é loucura

O que é loucura João Frayze-Pereira



Resenhas - O que é Loucura


12 encontrados | exibindo 1 a 12


Talia 09/06/2023

Traz de forma simples e com uma linguagem acessível, diversas definições de loucura. Fazendo paralelos com a cultura, sociedade, saúde mental, o patológico e o normal.
comentários(0)comente



lulufrezza 21/06/2022

bem chato
li o livro por causa da faculdade, mas tinha muita expectativa dele, gostei muito do primeiro capitulo mas depois achei repetitivo e queria largar, hoje tenho traumas desse livro pq zerei meu trabalho por plagio mesmo lendo e tendo escrito cada palavra do livro
comentários(0)comente



Cami 25/02/2022

Ok.
Li pois minha faculdade me obrigou. É legalzinho mas cansativo. Cansativo para ser apenas 102 páginas de leitura.
comentários(0)comente



carvsnin 01/10/2021

incrível esse livro delineando toda a história de como a ideia de loucura foi inserida na sociedade e todas as influências que ela teve ao longo dos séculos das mudanças ocorridas do mundo, mas principalmente é incrível parar pra pensar que não modifica muito dos tempos de hoje a forma como as pessoas ditas ?loucas? são tratadas pelas pessoas, pelos agentes de saúde etc.
os mecanismos de opressão encontram formas de se reinventar pra continuar acontecendo na sociedade sem que se perceba.
enfim, muita coisa pra pensar com esse livro. achei incrível e a leitura flui tranquilamente. ótimo para os estudiosos de saúde mental
comentários(0)comente



Samael 14/05/2021

Excelente resumo
Expõe de forma simples e didática a história da Loucura a partir dos trabalhos do filósofo Michel Foucault. Achei bem aprofundado para um livro reflexivo de introdução.
comentários(0)comente



Ira 20/03/2021

Tamanho não é conteúdo
Um livro tão pequeno que me surpreendeu com o tanto que conseguiu passar. Livro muito bom pra ter uma noção histórica da loucura.
comentários(0)comente



Giovana 12/03/2021

Um livro pequeno mas repleto de conhecimento. Indico para todos. De fácil leitura, entrega um panorama incrível sobre a loucura e o papel social do louco ao longo do tempo
comentários(0)comente



Brenda Santos 08/03/2021

DESAFIO LITERÁRIO 2021
Leitura nº5

O livro é muito bom, muito didático e bem introdutório, sem ser superficial. Mas, pra quem já teve um contato maior com o assunto, acaba sendo um pouco cansativo.
comentários(0)comente



Flaubert.Echnaton 13/03/2020

Normal ou anormal?
O autor navega sobre o tema desde os primórdios da história sobre o que é ser normal e o anormal( louco) !
comentários(0)comente



TalesVR 07/05/2019

Mini-História da Loucura
A Coleção Primeiros Passos nunca decepciona, e com esse título não foi diferente. João Frayze-Pereira define bem o contexto histórico e social da loucura em poucas páginas, num apanhando geral de livros do Foucault. Realmente não é possível esgotar o tema, mas também não é nada raso, pelo contrário.

Premissa básica de se entender a ''doença mental'' é entendê-la como um desvio, um desvio que só pode ser definido se soubermos o que é o padrão correto a ser seguido. E é aí que começa a mágica da psiquiatria: tal conceito de certo ou errado é cultural. Não existe um padrão definido de normalidade, sendo este construído socialmente. É plenamente possível que um jovem que escute vozes em uma aldeia indígena venha a se tornar um xamã, ao passo que um jovem na cidade grande nessas mesmas condições será tratado como esquizofrênico.

Além disso, o homem sempre se deparou com a loucura, e enquanto na Idade Antiga e Média ela era tratada como sabedoria divina ou popular, com o tempo ela foi ganhando contornos indesejáveis. Com a revolução burguesa o louco torna-se um parasita social, que deve ser excluído. E continua assim até hoje: o louco não serve para a produção capitalista, que funciona a base de produtividade, consumo e pressão. A sociedade contemporânea é uma verdadeira fábrica de loucos.

Ponto interessante para o final do livro que traz uma reflexão extremamente necessária: quando falamos em saúde física pensamos em prevenção, vacinas, atividades físicas, etc; e por que em saúde mental só olhamos quando a tal ''doença'' vem? É preciso entender para prevenir o que está por trás de tanta ansiedade e depressão, conseguindo muito mais efeitos benéficos no médio-longo prazo; seja com grupos de apoio, palestras, terapia, assistência social, o que for.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Corine 23/12/2010

Vale a pena!
Eu esperava alguma coisa muito mais superficial de um livro tão pequeno e de uma coleção que se auto-intitula "primeiros passos". Me surpreendi e acabei lendo duas vezes! Apesar do tamanho, é rico em detalhes, muito bem escrito e dá uma noção muito boa, através dos séculos, de como chegamos à nossa atual concepção de loucura. Vale a pena!
comentários(0)comente



12 encontrados | exibindo 1 a 12


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR