mikele | @respiropalavras 11/11/2016
Desnecessário
Com dezoito anos, Tessa é a típica garota certinha: não bebe, não fuma, não vai a festas e claro, é virgem. A juventude dela se resume a estudar, ler livros e assistir filmes com seu namorado, Noah.
Quando Tessa chega na faculdade, ela percebe que se encontra em um ambiente totalmente fora da sua zona de conforto, começando pela sua colega de quarto cheia de amigos barra pesada, onde um em especial lhe chamou a atenção.
Hardin Scott é grosso, mal humorado e a definição de babaca, tudo isso acompanhado de um belo par de olhos verdes é atrativo suficiente para muitas meninas, inclusive Tessa. Os dois não conseguem ficar separados, mas juntos são um caos total. E Tessa entra em um conflito: vale a pena trocar sua vida tranquila pelo furacão que é Hardin?
Comecei a ler After com uma boa expectativa, afinal, o fandom exalta tanto esse livro que eu não estava esparando nada menos que maravilhoso. Mas dei de cara com uma parede bem grande, e constatei, com uma certa preocupação, que muitos leitores precisam reavaliar seu senso crítico e a definição de 'livro bom'.
Tessa se mostra uma garota sem personalidade, superficial e bastante influenciável. Hardin, por sua vez, é um garoto que não mostrou saber o que é ter respeito. Juntos, os dois protagonizam um relacionamento tóxico e abusivo. Tessa, em vários momentos se mostrou preocupada com a possibilidade de que no dia seguinte, Hardin a deixasse ou a tratasse mal, o que leva a garota a se policiar constantemente, com medo de que suas ações e palavras o irritasse.
Isso caracteriza claramente um abuso psicológico, mas pelo visto, muitas pessoas ainda pensam que agressão é apenas um tapa na cara, quando, na verdade, é algo mais complexo.
Fora serem tóxicos um para o outro, o livro tem falhas, com diálogos fracos, mal construídos e um enredo sem profundidade que acompanhado de personagens estereotipados resulta em um livro desnecessário.
Pensei que a história teria um toque mais maduro e bem trabalhado, mas After não me surpreendeu e eu não gostei.