Laura.Galeazzi 18/12/2020
Viciante, mas...
Eu tenho MUITA coisa pra falar, mas vou começar pelo óbvio:
Esse livro NÃO É BOM!
Sim é verdade, eu pessoalmente não consegui parar de ler, a história me prendeu desde as primeiras páginas e eu não conseguia fazer mais nada da minha vida desde que comecei. Eu nem sei explicar o jeito que a escrita te prende até o final naquela trama ridícula. Justamente por isso que dei duas estrelas.
MAS falando do conteúdo, dos personagens, da história, de TUDO em geral: com toda a certeza é um dos piores livros que eu já li.
Não só esse primeiro livro, mas todos da série, pelo menos até o terceiro (onde eu to), são extremamente problemáticos e retratam um RELACIONAMENTO ABUSIVO de uma forma ridiculamente normalizada. Tanto que o gênero do livro não é Dark, muito menos tem algum aviso de gatilho sobre isso. NÃO IMPORTA se lá no final do 5 livro talvez ela mencione algo sobre isso: o fato é que o primeiro foi aquele no qual crianças idiotas de 12 anos leram! Tanto elas, quanto um adolescente de qualquer idade não podem crescer querendo um Hardin na vida delas, ou se identificando com a Tessa que obviamente não tem maturidade alguma para estar num relacionamento, já que se sente culpada nas horas erradas e se faz de vítima quando é realmente culpada. (Essa parte vcs vão entender mais no 2 livro)
A protagonista é MUITO sem sal, os sentimentos dela sempre giram em torno do Hardin mesmo que isso signifique abandonar seus objetivos ou repensar sobre o que ELA quer só pra poder se adequar a ELE, que claramente não está nem aí para o futuro dos dois e... não preciso nem falar né.
EU SEI que era para ser aquele clichê onde a nerd virgem e inocente se apaixona pelo badboy mulherengo e babaca. Mas ?inocente? não significa sonsa e com pensamentos de uma criança de 10 anos! A única coisa que me faz entender o ?jeito? dela é a família que REAL é problemática, ainda mais quando a mãe é extremamente louca e abusiva e o namorado talvez controlador demais, parecendo o pai dela ou irmão. A Tessa me deu raiva o livro INTEIRO.
E falando do ?badboy? da história, eu não quero nem chegar muito afundo nesse assunto. O Hardin não é bad boy, ele não é babaca, ele não é só um jovem com problemas. Ele é simplesmente um filho da p****! E nem vem com o assunto sobre o passado dele porque NÃO JUSTIFICA NADA. Eu adoro como a escritora só jogou ali na história a pior coisa que podia acontecer com alguém só para justificar as atitudes escrotas dele.
Todos usam como argumento as atitudes ?fofinhas? dele com a Tessa ou quando ele confessa que se apaixonou por ela... GENTE¿ Independente do livro ou do ?estágio? do relacionamento deles: respeito, companheirismo ou apoio sem interesse a gente não encontra! Ele está sempre pondo ela para baixo, mostrando que só com ELE ela consegue ficar para cima, se sentir bonita e ?suficiente?. Talvez ele não tenha essa intenção, mas é isso que ele faz com ela! Em várias situações mesmo quando ele já tinha ?admitido? que havia se apaixonado por ela, ele falava coisas com o propósito de fazer ela se sentir um lixo por dizer não ou brigar com ele por alguma merda que ELE FEZ. Não quero nem entrar no assunto do ciúmes doentio que ele tem.
Alguns exemplos de situações decorrentes no livro: dizer que ele realmente não tá nem aí pra ela (mesmo depois de se declarar), que ela ?não pode? sair com essa roupa por causa dos caras, ou que ela ?não pode? ir em tal festa porque ele não quer que ela vá).
Resumindo: Eu tenho raiva de todos os personagens do livro, menos do Landon que segundo eu mesma, é o único sensato na história toda(:
Sim o hot é bom, em várias cenas o casal tem química, tem momentos marcantes. Mas existem tantos outros romances TÃO melhores que podem te deixar mais satisfeita ):
As pessoas tem que aprender a diferenciar um livro viciante de um livro bom.