Roberto 24/04/2022
À Opinião Pública, de Machado de Assis, é o segundo conto tornado e-book pela Mórula Editorial na Coleção Para Ler em Pé. Ele é escrito na forma de uma carta endereçada pelo narrador à Opinião Pública, personalizada e chamada pelo remetente de V. Exª. A ocasião da epístola é a véspera da eleição da Assembleia Geral, que era o parlamento do Império Brasileiro estabelecido a partir de 1847.
O narrador se apresenta como um homem de meia idade, trata de algumas características pessoais suas (como a oposição ao sistema republicano) e enaltece a Opinião Pública, para pedir a ela que bons representantes sejam escolhidos na eleição. Vemos aqui a verve irônica de Machado de Assis, característica do autor, principalmente quando o narrador afirma que todos amam a Opinião Pública, notadamente quando ela pende para seu lado, ou quando afirma que prefere a companhia do livro de São Francisco de Salles a ter pessoalmente com a destinatária da carta, já que o santo "não fala mal nem dá conselhos inúteis". Dá para brincar, estabelecendo um paralelo entre o narrador, que defende a existência da Opinião Pública, e Pierre Bourdieu, que séculos depois assevera que ela não existe.
A leitura é rápida, como toda a coleção da qual a obra pertence, e divertida, como todo texto de Machado de Assis. Recomendo muito, já que, ademais, não vai custar nada, nem em tempo, nem em dinheiro, pois o e-book está gratuito na loja do Kindle.