Thaisa 17/08/2020
Este segundo volume de "Uzumaki", obra-prima do criador Junji Ito, contém os capítulos 7 até o 12, sendo eles "Caixinha de Surpresa", "Caracol Humano", "O Farol Negro", "Coluna de Pernilongos", "Cordão Umbilical" e "Furacão Nº 1".
Uma vez mais, Ito faz um excelente trabalho quando o assunto é assustar e chocar o leitor...
Continuamos acompanhando a história de Kirie Goshima, uma colegial que percebe algo muito estranho na sua cidade, Kurôzu-cho. Enquanto, no primeiro volume, nos deparamos com os medos iniciais de uma louca espiral que paira sobre o local, aqui vemos como essa "entidade" espiralada entra na cabeça de seus moradores, transformando suas mentes, seus corpos e suas vidas.
Influenciado fortemente por H. P. Lovecraft e o horror de algo inominável, o mangaká consegue explorar a cultura japonesa, ao mesmo tempo em que aborda um terror sobrenatural que faz com que Kurôzu-cho seja um lugar extremamente real e amaldiçoado.
Talvez esse livro só não tenha sido um cinco estrelas para mim por não me surpreender tanto, pois eu já tinha noção do que encontraria aqui - diferente do volume anterior, em que eu não imaginava a delirante história que me esperava.
Ainda assim, alguns dos capítulos - principalmente "Coluna de Pernilongos" e "Cordão Umbilical, que estão profundamente interligados - me deixaram completamente aterrorizada, tanto por seus enredos psicodélicos e brilhantes, quanto por suas ilustrações sanguinolentas e implacáveis.
E é assim que, edição após edição, "Uzumaki" está se tornando o melhor mangá que já li na vida.
Mais resenhas no instagram literário @livre_em_livros