Larissa 10/11/2023
Este livro remete a muitos acontecimentos históricos, é importante destacar que não é um livro feliz, fala sobre luto, escravidão, Deus, guerra, conflitos... A escrita da autora é muito boa e confortável.
Ao começarmos a ler, já nos deparamos com Tab sem mãe e daí começamos a descobrir a história. Tab perdeu a mãe muito cedo, o pai John tem que lutar e se conformar com essa perda, conta histórias para a filha, tenta sair um pouco de sua realidade através disso e assim se "conformar".
O que eu não esperava é que Tab morreria, assim marcando uma sequência, sua mãe morreu e a mãe do sua mãe morreu, mas diferente delas Tab morreu de uma doença (Febre Amarela) está doença que estava bem presente na vida dessas pessoas durante este período. Em muitos momentos fiquei reflexiva, o livro traz muitas referências biblicas, lembrando que nesta época as pessoas eram mais ligadas as coisas de Deus, Helen era bem religiosa e aprendeu isso de sua mãe apesar de não ter a conhecido, Asa que é o pai de Helen não reconhecia essa finalidade de se ter uma religião, mas após perder a filha se aproximou de Deus e começou a passar aquilo para sua neta. Temos ali né, guerra (Revolução Americana) esse livro é importantíssimo para sabermos sobre esse processo, não fala sobre tudo,mas nós dá um norte. Molll ? você sofreu tanto, e Asa foi super egoísta?
Temas para usar como repertório no enem (escravidão, revolução, conflitos, pandemias, falta de saúde a mulheres na hora do parto...) ?