Naty__ 01/03/2017Este é o primeiro livro que recebo em parceria com a Editora Pendragon. Fiz uma pesquisa no Skoob sobre a opinião dos leitores, vi muitos elogios e resolvi solicitá-lo, mas a experiência não foi exatamente como eu imaginei.
Eu, inabalável é o livro de estreia do autor nacional Josué Matos. Nesse romance policial conhecemos o protagonista conhecido por Leonardo, um jovem sedento por vingança. Seu irmão foi assassinado e, além de o culpado nunca ter sido descoberto, o suspeito do crime foi considerado inocente por ausência de provas – para indignação de Leonardo.
Pelo fato de Alan ser homossexual, a principal suspeita é de que se trata de um crime homofóbico. O assassino não apenas levou a vida do irmão de Leonardo, ele levou a lucidez de sua mãe e o sossego do pai.
E não é só isso. Imagine-se tendo seu irmão assassinado, sua mãe internada em estado de choque e seu pai consumido pelo ódio. A polícia? Inerte. Você deseja vingança, mas está disposto a fazer qualquer coisa para tê-la? Você iria até o fim?
Valéria Mayer é a detetive que vai cuidar desse caso. Ainda que ela esteja desconfiada do assassino e, por vezes, queira colocá-lo na prisão, o detetive não autoriza por apenas ser considerado suspeito, sem provas concretas.
O que me surpreendeu no livro foi o fato de o autor abordar assuntos bem polêmicos e que, muitas vezes, são deixados de lado em nosso dia a dia. Ou melhor, são vistos de forma preconceituosa e com repulsa, a exemplo da relação entre homossexuais e até mesmo da adoção entre pessoas do mesmo sexo. Não obstante, Josué ainda aborda sobre o tráfico de drogas e a violência sexual, ainda que não seja de forma tão aprofundada.
O livro consegue nos passar uma boa lição de como uma decisão tomada pode nos influenciar toda a nossa vida. De como uma atitude impensada pode destruir inocentes e absolver os culpados. Ele nos mostra como um erro no passado é capaz de prejudicar posteriormente, ainda que a pessoa tenha mudado sua postura e sua visão sobre as coisas.
Embora a obra consiga-nos passar algum aprendizado e sua história tenha qualidade, se aprimorada, senti extrema dificuldade em me apegar ao conteúdo de tantos erros que encontrei durante a leitura. Sinopse, contracapa, orelha, até mesmo na página com as informações do livro é possível encontrar falhas na revisão. Aliás, não acredito que ele tenha passado por um revisor e, portanto, indico a dica à editora e ao autor. A diagramação e a capa ficaram ótimas, mas infelizmente a revisão deixou a desejar.
Para quem gosta do gênero, certamente vai curtir a história.