Lauraa Machado 28/04/2020
Uma releitura que melhorou muito minha opinião sobre o livro!
Nota original: 2 estrelas / Nota da releitura: 4 estrelas.
Ninguém no mundo está mais surpreso do que eu mesma por eu ter gostado tanto deste livro durante a releitura! Claro que uma nota de releitura é diferente de uma de leitura. Você já saber o que esperar, literalmente, te evita ter bastante frustração e decepção. Quando li pela primeira vez, eu dei 2 estrelas. Metade da nota de agora. Acho que parte de eu ter aumentado sejam minhas expectativas ajustadas, mas também acho que seja culpa da Eadlyn. Se não fosse por ela e por sua personalidade, eu teria gostado bem menos do livro.
Pois é. Eu adorei a Eadlyn! É só por ela que coloquei o livro na minha lista de favoritos! Super consigo entender sua personalidade, suas opiniões, sua soberba, seu jeito controlador e principalmente seu medo intrínseco de tentar se proteger de qualquer vulnerabilidade! Acho sua criação, afinal, brilhante! Ela é exatamente do tipo de personagem que tem tanto potencial para crescer e se desenvolver, para aprender e melhorar, que me faz ler o livro só para assistir a essa trajetória. A evolução da Eadlyn só começou aqui, ainda tem muito para ela desenvolver.
Infelizmente, tem alguns defeitos na escrita da Kiera Cass que se mantêm aqui, mas o lado bom foi que eu já até tinha desistido de esperar algo melhor. Quer dizer, ela não tem a menor ideia de como funciona política, se esquece de que em um país tem governadores, prefeitos, policiais e investigadores além da realeza. Ela não tem, afinal, a menor noção do que é ser da realeza. O fato de Eadlyn e seu pai trabalharem praticamente sozinhos e ele só ter "conselheiros" que aparecem só na TV em vez de ter todo um gabinete à sua volta não faz o menor sentido. Ela ter uma só criada, não ter nem um consultor de imagem pública quando toda a Seleção serve literalmente para isso, fez menos sentido ainda.
Eu relevei essas coisas no começo. Também deixei de esperar que a Kiera explicasse as cenas direitinho. Ela é muito ruim em questão de descrição, sério. Fico impressionada com isso às vezes! Não faz questão de explicar o lugar físico, as posições dos personagens, suas características, nada! Me senti menos perdida dessa vez, é verdade, mas eu também já tinha lido o livro, então essa é uma crítica da minha primeira leitura que não dá para mudar. As cenas parecem incompletas e a ambientação é inteira falha!
Eu gosto dos personagens até, mas não dá para negar que ela fez praticamente todos serem estereótipos. A única na qual ela trabalhou foi a Eadlyn, e eu teria dado uma nota bem melhor se não fosse por ela!
Em relação ao enredo, não tem muito o que dizer, porque não acontece quase nada. Quando acontece algo, fica parecendo que Kiera Cass usou isso só para chocar, o que não ajuda. Mas não é como se eu esperasse diferente, então isso não afetou tanto minha nota. Talvez, se eu não tivesse gostado tanto da Eadlyn, minha nota seria dois.
Ou seja, se você gostar de personagens como a Eadlyn, que falam o que pensam, são mimadas, controladoras, frias e secas e que não pedem desculpas por serem como são, ainda que goste como eu pelo potencial de crescimento durante a história, acho que vai dar quatro ou mais estrelas. Se não, você vai dar de duas para baixo, já que o resto realmente não salva.
O pior é que eu me lembro bem do próximo livro, me lembro de como toda a falta de conhecimento da autora sobre realeza e realidade falhou absurdamente no final e me lembro de que ela pulou toda a evolução da Eadlyn, achando que uma pessoa como ela, assim que quer mudar, simplesmente muda do nada. Mas vamos ver. Quem sabe eu não me surpreenda também!