KelvinBasilio 09/08/2023
Leitura "obrigatória" para os cristãos
O livro é escrito por volta do século IV, por Eusébio de Cesaréia e narra a história da Igreja desde o tempo apostólico até o século IV, com ricos detalhes.
O livro é e importantíssimo para a história cristã, pois foi o primeiro livro da história da Igreja a ser escrito desde o livro de Atos, escrito por São Lucas e contém citações que só conheceríamos através dele.
O legal é que ele é um tapa na cara dos historiadores protestantes, pois mostra como era a Igreja antes de São Constantino assumir.
De todo modo, é importante para qualquer cristão ler, independente da confissão, pois se querem saber como vivam os "cristãos primitivos", devemos lê-los. Se você quer voltar à "fé primitiva", leia este livro, é ideal para conhecer ela.
Eusébio relata a relíquia dos santos que já era de importância enorme para a Igreja, a centralidade de Eucaristia no culto cristão, a existência de imagens sacras dos santos antes do século IV, a reverência enorme aos santos que já existia e a ação da Igreja.
A unidade da Igreja lá mostra que ela não eram várias denominações, mas sim uma única Igreja com uma só Fé. Quando algum hierarca ensinava heresias ou desvios da fé, toda a Igreja se preocupava e eram convocados concílios para condenarem tal heresia. Não existia esse criar uma Igreja, era seguir a única Igreja e só.
Outro fato é a importância que Eusébio mostra que tinha a Tradição da Igreja, que não era somente a Escritura que tinha peso. Inclusive, na época nem se sabia direito o que era Escritura. Muitos duvidavam da autenticidade de Apocalipse, Hebreus, a segunda carta de Pedro e por ai vai. Inclusive aceitavam livros que hoje não são considerados canônicos, como o proto evangelho de Tiago e o Pastor de Hermes. Enfim, o critério de fé da Igreja era julgada pela Tradição.
Também ele mostra a importância dos bispos e clérigo para manterem a Fé da Igreja, não era cada um por si. A Igreja era hierárquica, não é essa balbúrdia hoje das Igrejas "evangélicas", que só é preservada por poucas Igrejas protestantes hoje, como a Luterana e a Anglicana.
Enfim, cada vez que leio mais a História da Igreja e a patrística, tenho mais certeza que a Igreja fundada por Cristo é a Santa Católica Ortodoxa.