cuauthemoc.nasser 12/11/2022
Demasiado técnico e exige bastante paciência e preparo do leitor
Esse trabalho é excelente para aprofundar os conceitos sobre História Mundial no período desde a ascensão do Concerto Europeu. Mas, como dito, serve como aprofundamento, portanto um estudo prévio sobre o tema é necessário. E quando digo estudo prévio, digo além dos conhecimentos que obtivemos na escola.
Os autores irão tratar de detalhes omissos ou bem tênue sobre as relações internacionais, sobre as atuações dos países hegemônicos em relação aos demais e, também, irão aprofundar certos conceitos sobre nosso país, como, por exemplo, o fato deste termos sido o primeiro país a cair nas armadilhas do liberalismo com a assinatura do primeiro Tratado Desigual (1810).
Outros conceitos mais aprofundados serão abordados, até mesmo os que não são consensuais academicamente, como esta supramencionada, assim como divergências sobre quando se podem estabelecer os pontos de transição da Guerra Fria, sua importância, principais causas e afins.
Não recomendo, em nenhuma hipótese, sua leitura por leigos no assunto. Sugiro, primeiramente, que leiam a História do Mundo Contemporâneo, do Norman Lowe, para que se situem sobre os acontecimentos, e somente aí comecem esta leitura.
Por fim, é mister informar que uma das principais razões da fama deste seja pela sua relevância nos estudos preparatórios para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata. Prosseguir para a prova sem ter lido, ou ao menos conhecer os pontos defendidos aqui, é um erro que pode custar muitos pontos.