gabriel 29/12/2021
Completo material sobre arquivologia
Este livrinho aqui foi uma mão na roda, senti a necessidade de estudar algo um pouco mais profundo para um concurso público e ele veio bem a calhar. O material é muito organizado, o texto é agradável e objetivo, e tudo transcorreu muito bem. Até me surpreendi o texto ser tão agradável, dado o caráter (aparentemente) árido do assunto.
Fiquei impressionado com a quantidade de métodos e de abordagens para lidar com arquivos, é um assunto sobre o qual eu apenas tinha uma leve ideia e que, no fundo, a gente acha que apenas o bom senso resolve. O livro mostra que não é bem assim e que é um assunto que precisa ser bem estudado e que conta com uma parte teórica importante.
A subtítulo "teoria e prática" não é enganação, realmente o texto sai da teoria e vai para a parte prática. Há capítulos sobre tipos de ficha, métodos de organização dos arquivos, até mesmo os móveis que podem ser utilizados são abordados. Ainda na parte prática, ela fala de restauração e conservação dos documentos, quais os métodos mais utilizados, os processos químicos, etc. É um material bem completo!
Acredito que, para quem vai estudar mais a fundo, há outros materiais mais detalhados, mas aqui ela dá uma "geral" que funciona como uma ótima introdução ao assunto. Evidentemente temas mais modernos não são abordados, pois o livro foi escrito nos anos 1980, com uma atualização em 1997 (que basicamente introduz um capítulo sobre informática), então cabe observar as atualizações que foram feitas desde então. De todo modo, para quem não conhece nada sobre arquivística, é um bom material.
Complementarei esta leitura com alguns materiais de apostila e provavelmente alguns vídeos, e acredito que agora vai ficar mais fácil de acompanhar estes outros materiais, com a base que o livro me deu. Além da obrigação prática para a prova, o assunto conseguiu me despertar algum interesse genuíno, o que é um feito e tanto.
É interessante também para ver como a informação é organizada fora do mundo digital. Como as pessoas encontravam as informações antes dos recursos do computador? O livro dá algumas respostas e mostra como isso era feito (com fichários, índices e métodos de organização). Mesmo hoje, existe muito documento em papel que precisa ser acondicionado, então os métodos ainda devem possuir bastante atualidade.
A nota é um tanto arbitrária, eu só não coloco cinco estrelas porque não é nenhum Grande Sertão: Veredas, ou qualquer coisa do tipo, só para diferenciá-lo de grandes obras literárias mesmo, mas pode ser interpretado como um cinco estrelas sem qualquer problema. Não encontrei nada que o desabone e é um material muito bem organizado e redigido.