Gulliver

Gulliver's Travels Jonathan Swift




Resenhas - Viagens de Gulliver


388 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Magasoares 24/05/2022

As viagens de Gulliver
Nunca pensei que fosse gostar tanto dessa estória. Muito bom ter feito essas viagens com Gulliver. E se você leitor ainda não se aventurou, recomendo que faça JÁ.
Favoritei, preciso dizer mais?
comentários(0)comente



vanessaxclementino 15/05/2022

Aventuras
ouvi a história em um dia durante uma faxina e foi muito agradavel e divertido a sua narração, só tinha conhecimento da primeira história, mas no geral os outros contos são bem divertidos
comentários(0)comente



Carol 12/05/2022

Essa leitura foi uma surpresa!
Pois é... quem diria que um livro publicado em 1726 poderia ser uma surpresa, mas foi.

Expectativa é uma coisa engraçada. Eu tinha uma boa ideia sobre a história e por isso imaginava claramente o que esperar. Uma aventura engraçadinha e leve, sobre lugares fictícios onde moram pessoas pequeninas. Bom isso não estava errado. Porém o que As Viagens de Gulliver nos entrega é muito mais do que história de criança.

Pra resumir em poucas palavras eu diria que acabei de ler uma baita sátira sócio política. Divertida, inteligente e pontual. Questionadora de práticas, governos, cultura, ciência e igreja.

Você talvez pense que eu esteja exagerando. Bom, teve um bom motivo pra primeira edição não ter o nome do Jonathan Swift (autor) em nenhum lugar, já que ele já havia sido boicotado por suas ideias "diferentes".

Acredite, uma criança vai ler e vai dar risada em vários momentos, imaginando as cenas com a clareza de um filme. Um adolescente que talvez esteja estudando o período retratado vai ficar tentando pegar as referências. E um adulto vai dar risada como a criança, pegar as referências como um adolescente e ter altas reflexões sobre sociedade, humanidade e algumas coisinhas mais.

Deem uma chance pra esse clássico incrível, super fácil de ler e ainda muito relevante.
comentários(0)comente



Debora.Souza 28/04/2022

Esse livro é nostálgico, pois já tinha lido na minha infância, só que era uma versão em que partes foram excluídas. Foi bom reler e notar as críticas que eram imperceptíveis para mim quando li a primeira vez.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Felipe Augusto 23/04/2022

Intrigante
Me surpreendi com a leitura, tinha uma outra visão deste livro pensando que era mais "infantil", mas nada disso tem um peso e critica politica bem forte principalmente na Inglaterra da época, e também uma grande critica ao ser humano com suas atitudes lamentáveis. O personagem em cada aventura vai tendo uma visão diferente do nosso mundo. Uma ótima leitura recomendo muito.
comentários(0)comente



nanda 19/04/2022

Um clássico levinho
O livro é narrado pelo protagonista Gulliver, ele retrata suas 4 viagens marítimas através de um livro para viajantes que ele mesmo esta escrevendo. Nessas aventuras Gulliver conhece países exóticos e nunca vistos antes. É uma leitura rica em detalhes dos locais cujo Gulliver visitou e também muito divertida, neste livro o protagonista explora e compara o modo como cada país que ele conheceu administra a política e a educação.
comentários(0)comente



Ricardo de Andrade 16/04/2022

Viagens não tão fantasiosas
Li por pura curiosidade, estava nos gratuitos do Kindle. Considerado um clássico, interpretei as Viagens de Gulliver como uma mistura de imaginação fantasiosa do autor com a geopolítica conhecida da época em que o livro foi escrito. Em algumas nações em que o narrador visita, é possível sentirmos algumas idealizações do autor acerca de uma sociedade perfeita, mas com alguma imperfeição bastante evidente.
comentários(0)comente



Carol 15/04/2022

Deixou a desejar...
Não foi das melhores leituras que fiz, mas também não quis abandonar no meio do caminho. Achei a leitura arrastada e a forma como o tema foi abordado não prendeu minha atenção.

Comparando com outros textos classificados como infantojuvenis, gostei mais de "Harry Potter" e "As Crônicas de Nárnia" (guardando as devidas proporções).

Mais uma leitura que me faz pensar como funciona os critérios de considerar um livro como um clássico.
comentários(0)comente



bobbie 04/04/2022

Não é apenas uma historinha fantástica: é uma obra satírica.
As viagens de Gulliver é um livro setecentista (século XVIII, anos 1701 em diante) que conta a história de um médico que não aguenta ficar em casa, por isso parte em sucessivas viagens marítimas, ainda que cada uma delas lhe reserve um susto e uma experiência de quase-morte. Através dessas viagens, partindo de eventos inesperados, ele chega a quatro países fictícios e conhece lugares/seres fantásticos. Os mais emblemáticos, na minha opinião, são os dois primeiros (onde ele é um gigante em relação à população nativa, onde ele é uma pessoa em miniatura em relação à população nativa, respectivamente) e o último, onde os homens são subalternos a uma população inteligente de... cavalos. Cada viagem reserva lugar para redescobertas, aprendizagens e, principalmente, muita sátira em relação à própria raça humana, seus costumes e hábitos, suas filosofias de vida. Através desse espelho distorcido, Swift vai nos confrontando com nossos dogmas e crenças, atitudes e posicionamentos, e em muitas vezes nos mostrando o quão mesquinhos e prepotentes podemos ser.
comentários(0)comente



Antonio 03/04/2022

Crítica social e muito sarcasmo
A primeira informação a se ter em mente ao iniciar a leitura desse livro é o fato de ter sido escrito em 1726: ou seja, já tem quase três séculos! Só por isso, a sua leitura já é mais difícil. Primeiro, porque as críticas sociais que ele faz é daquela sociedade do século XVIII, se bem que muitas parecem tão bem ajustadas à nossa sociedade atual. Os diferentes mundos visitados, apesar de em sua maioria inspirados em obras anteriores, possuem uma marca pessoal de Swift, que as adaptou conforme sua necessidade de criticar e rir da sociedade de sua época. Mas Swift era um europeu, e um europeu conservador, e, como tal, sua obra revela uma boa dose de preconceitos e racismo.
comentários(0)comente



Daniela 29/03/2022

Curioso, envolvente e satírico. Com passagens realmente cômicas. Cheio de frutíferas avaliações e considerações sobre a conduta humana.
comentários(0)comente



Shiara 20/03/2022

Os povos distintos
Criei muitas espectativas com esse livro e acabei me decepcionando. Acabou sendo um livro sobre povos interessantes, mas apenas um monólogo das viagens do capitão
comentários(0)comente



Georgeton.Leal 20/03/2022

Sátira e aventura na medida certa
Longe de ser o que muitas pessoas acham, "As Viagens de Gulliver" não é uma obra ingênua ou simplória. Nesse clássico, Jonathan Swift satiriza de forma muito inteligente a sociedade inglesa do século XVIII, tecendo várias críticas ousadas sobre a ambição e a hipocrisia humanas. 
O protagonista, Lemuel Gulliver, é um médico-cirurgião que trabalha em navios e acaba se envolvendo em inesperadas aventuras por lugares estranhos e desconhecidos. Aqui vale lembrar que as adaptações que sempre vimos na TV retratam apenas a primeira aventura de Gulliver em Lilliput, mas na verdade, a história original é dividida em quatro partes que compreendem várias outras aventuras, como as viagens à Brobdingnag, à ilha flutuante de Laputa e à terra dos Houyhnhnms. A fim de não me estender muito, falarei um pouco apenas das quatro principais já citadas. 
Em Lilliput, Gulliver encontra um reino formado por pequeninos homens, perante os quais ele é um gigante. Lá, se envolve no conflito entre os liliputianos e os habitantes de um país vizinho chamado Blefuscu. Já em Brobdingnag, acontece o contrário: Gulliver chega numa terra de gigantes, sendo a estatura dele minúscula diante de todos. Após ser descoberto, ele é transformado numa curiosa atração para os habitantes daquele reino e procura uma oportunidade para fugir daquele lugar. Em outra ocasião, quando visita a ilha flutuante de Laputa, o viajante conhece um povo bastante intelectual, obcecado pela música e matemática, mas que não aplicava seus conhecimentos de maneira conveniente, deixando de lado questões práticas do dia a dia. Na sua última aventura, Gulliver conhece a terra dos Houyhnhnms, uma raça de cavalos falantes que vivem numa sociedade altamente racional e organizada. Em contraste com os virtuosos Houyhnhnms, que são os governantes daquela região, há os Yahoos, seres humanoides que são uma espécie inferior e grosseira, muito similar ao homem primitivo.
Durante toda a leitura achei algumas passagens bem engraçadas devido a ácida ironia do autor. É claro que diversas analogias estão implícitas no texto e por isso, é necessário atentar a esses detalhes que, inclusive, fazem possíveis relações com personagens e fatos da época. Nesse quesito, seria interessante se alguma editora lançasse uma edição comentada desse clássico, pois muitas referências podem passar despercebidas ao leitor menos diligente.

site: https://senso-literario.blogspot.com/2022/07/satira-e-aventura-na-medida-certa.html
comentários(0)comente



Leny.Coimbra 15/03/2022

Um punhado de crítica social
Histórias legais, mas o que eu mais gostei foi das críticas, e dos mundos fantasiosos que o autor criou.
comentários(0)comente



388 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR