Julia G 19/08/2015Momentos Faz bastante tempo, bastante tempo mesmo, que Gisele Souza me enviou o ebook de Momentos. Foi logo que o livro foi lançado, no fim de 2014, e eu o li no início deste ano. Desde então, não havia conseguido escrever uma única palavra a respeito da obra, e não consigo justificar isso. Porém, depois de revirar as anotações que fiz enquanto lia, e revisitar os quotes que marquei, agora sim, sinto-me preparada para comentar com vocês.
"- Mas, me diga, o que gosta de fazer? - Sua voz interrompeu meus devaneios,
surpreendendo-me com a pergunta que pra mim era, no mínimo, curiosa.
Olhei em seu rosto forte e franzi a testa.
- Por que quer me conhecer?
- E por que não?"
Eu não conhecia o trabalho da autora, mas pude verificar, em Momentos, o talento e o potencial que Gisele tem para criar personagens marcantes e narrar situações cotidianas de uma maneira extremamente simples, mas fluida, que, quando o leitor percebe, já compreende os personagens por inteiro e criou uma sintonia com eles. Cada palavra do texto transmitia a força dos sentimentos daqueles indivíduos, e é difícil ser imune a isso.
A mensagem que o livro traz também é ótima: a importância dos momentos. Porque não importa que tipo de vida a pessoa leve, são os pequenos desvios, as 'pequenas' tragédias, aqueles instantes mínimos em que algo acontece e modifica tudo a nossa volta que vão fazer a diferença na nossa vida. Modificam os sonhos, modificam nossa visão de mundo, podem trazer muita alegria ou muita tristeza, mas, sem dúvida alguma, sempre trazem aprendizados.
"Olhei para o livro em meu colo e sorri. Mais uma vez, aquela história me ensinava alguma coisa. Toda forma de amor vale a pena. Antes ter amado e perdido do que nunca ter amado."
O livro inicia com acontecimentos que deixam qualquer um com um nó na garganta, e também termina com acontecimentos desse tipo. Eu comecei e terminei o livro com lágrimas nos olhos, e isso é um bom termômetro para saber o quanto me envolvi com a obra.
No entanto, também tenho de citar alguns pontos que me incomodaram um pouco, apesar de não tirar o brilho da história, como a linguagem coloquial utilizada na narrativa. Acho um pouco chato ler um texto que tenha "tá" no lugar do verbo correspondente, com muitos pontos de exclamação ou com colocações pronominais escritas da mesma forma como se fala. É uma opinião minha, e pode não incomodar a outros leitores, até porque é provável que seja um instrumento literário utilizado propositalmente pela autora.
Também senti falta de mais cenas com Deco e Bernardo adolescentes. Eu adorei esses meninos, mas grande parte das aparições deles eram pelo ponto de vista de Joana. Eu queria conhecê-los mais, ver tudo pelo ponto de vista deles.
A história de Momentos é linda e o romance é apaixonante e mostra como, apesar dos percalços que a vida nos traz, existe sim a possibilidade de ser feliz. Espero poder ler outros livros da autora em breve, já que não faltam obras dela elogiadas por aí.
site:
http://conjuntodaobra.blogspot.com.br/2015/07/momentos-gisele-souza.html