Cabine de Leitura 15/01/2019
Uma excelente ideia, que se perdeu.
Sidney Sheldon é o autor dos 32 romances, que foram distribuídos para mais de 180 países e que segundo o Guinness é o mais traduzido do mundo. Um autor bem popular e um ícone para minha mãe, que é a dona deste livro. Escolhi "Juízo Final" para Maratona Literária de Outono (#MLO2018), onde a roleta da sorte me deu o desafio de ler um livro que estava adiando e isso é o que não falta na minha estante, que se faz, também, com os livros da mama.
A proposta do livro é muito boa, mistura ação, romance, um pouquinho de ficção cientifica e teoria da conspiração. Mesmo contendo ingredientes para agradar diversos públicos eu achei que nenhum deles foi trabalhado a fundo, levando assim apenas três estrelas e vou tentar explicar isso.
Juízo Final vem dividido em duas partes: Caçador e Caçado. Robert Bellamy é o nosso protagonista, que trabalha para o serviço secreto americano e sofre por conta da ex mulher Susan, a enfermeira que salvou sua vida na guerra.
Na primeira parte vemos Robert na Suiça, procurando testemunhas da queda de um balão meteorológico e não é spoiler te falar que na verdade se trata da queda de um OVNI. O foco dessa primeira parte é a missão de Bellamy em descobrir quem são essas pessoas e imediatamente informar o seu general, que afim de evitar o caos e panico geral destinará uma equipe para conversar com elas.
Em meio a essa busca vamos acompanhando as lembranças do protagonista e seu passado vai sendo revelado ao leitor, em especial seu casamento e suas invejáveis habilidades como espião no serviço secreto. Esses relatos, que são inúmeros, vão sendo colocados na trama de maneira imperceptível, descrevendo momentos íntimos de Robert e Susan e seu treinamento especial para se tornar o grande comandante que é hoje.
Nada mudara; exceto que eu perdi Susan e metade dos governos do mundo estão tentando me assassinar. Afora isso, pensou Robert, amargurado, tudo continua como antes.
Outra coisa que não é segredo é a segunda parte em que o protagonista vira a caça, o que era muito esperado. E é nessa parte que entra a ação e a teoria da conspiração. Deixando a narrativa ainda mais eletrizante, Bellamy precisa colocar em prática tudo que aprendeu para conseguir sair dessa vivo, o que se mostra quase impossível, diante de tantas traições.
Em paralelo temos um passageiro do OVNI andando por aí, procurando sabe lá Deus o que. E é nesse ponto que o enredo mais me decepcionou.
Durante toda narrativa vemos que a qualquer momento algo grandioso vai acontecer, tipo Guerra dos Mundos, mas esse algo não é nem de longe grande, soou até meio forçado e o mesmo se dá ao fim da caçada a Robert. Sem dizer que teve muitos momentos em que nem se lembravam da causa de todo conflito, a premissa do livro ficou em segundo plano. Mas sendo muito justa eu tenho que tirar meu chapéu ao autor, pois a proposta dele me prendeu do início ao fim, fazendo com o livro acabace em um piscar de olhos e eu ficasse com cara de "ham, hem e cuma", pois nem de longe imaginei que um Armagedom prestes a começar se resolveria tão facilmente, barbaridade amigo!
É o fim do mundo. O Dia do Juízo Final chegou. Armagedon está aqui... Armagedon... Armagedon...
Os personagens foram bem caricatos ao meu ver, assim como a morte impostas a eles e já aviso que são várias, de diferentes formas, mas nada que nos revire o estômago, ainda que brutais.
Falando de personagem, meu destaque vai para o novo marido de Susan, a ex do protagonista, ele é um mistério! O homem parece ser um gentleman (adoro essa palavra), mas que sei lá porque o rei do romance decidiu que ele precisava ser uma pessoa melhor, sendo que ele tinha potencial para fazer a diferença no desfecho da trama. Em contra partida, Susan passa despercebida, meio apagada diante de tudo que acontece. Se você ler vai entender o meu sentimento em relação a isso.
Para resumir: O autor teve uma excelente ideia, com uma base muito bem elaborada, mas com um desenrolar pouquíssimo explorado e um desfecho pequeno diante da grandiosa proposta da trama. Mas se está pensando que vou desistir do autor você se enganou. Tenho mais 3 livros dele por aqui e vou ler, primeiro de pirraça e depois porque a escrita dele é viciante e o suspense é instigante.
site: https://acabinedeleitura.blogspot.com/2018/06/resenha-juizo-final.html