Fortunato Barbosa 17/05/2022
Um livreto gigante sobre a providência de Deus
A providência de Deus é um mistério, porque ela não está acessível ao nosso conhecimento dos acontecimentos, nem como eles se conectam na nossa vida e nem na história. Todas as coisas que ocorrem possuem propósitos, e alguma das coisas que acontecem hoje, só serão entendidas talvez daqui algumas décadas, e outras, não serão entendidas do lado de cá da eternidade.
É isso que o puritano John Flavel faz nessa obra, mostrar como Deus trabalha na nossa vida e na história, e como não estamos vivendo por acaso, tudo tem a mão de Deus guiando o seu povo. Ele mostra exemplos bíblicos da providência de Deus, como podemos discernir e aprender com as providências diárias do Senhor, como descansar nelas e se deleitar. John Flavel cita algumas providências na história da igreja, como Agostinho.
Segue algumas citações do livro para saborear:
"Quando chegarmos ao céu, veremos não apenas que é um lindo lugar, mas também veremos a beleza do caminho pelo qual viemos. É como ver as diferentes partes de um relógio. Primeiro, nós vemos todas as peças separadas, e a seguir o relógio montado, onde cada parte funciona juntamente com todas as outras. Quão belo será ver, de uma só vez, todo o plano da providência e a razão exata para cada ato de Deus." (p. 8)
"Se estas coisas são meras casualidades, como é que elas acontecem de acordo com as orações dos santos, os quais sabem ter recebido respostas claras aos seus pedidos particulares? (1 Jo 5:15) [...] Pedro foi encarcerado, todavia a igreja orou incessantemente por ele. Veja como as orações foram respondidas (Atos 12:1-2). Quem pode dizer que as providências de Deus não O revelam como um Deus que ouve e responde às orações?" (p. 16-17)