Viajandoc/palav 13/08/2013
Viajando com Palavras / Resenha - O RETORNO E TERNO (Rubem Alves)
Adorei este livro e as suas crônicas. Foi uma das leituras mais lentas que já fiz, mas não porque não gostei. Pelo contrário, eu saboreei em doses homeopáticas. Esse é um livro para ir lendo aos poucos, buscando a reflexão em cada palavra tão bem colocada, pintada como um quadro diante dos nossos olhos.
Diferente de outros livros de crônicas que já li, esse tem um toque poético e filosófico, guiado mais pelo sentimento do que pela razão, usando e abusando de analogias. A forma de o autor nos trazer as situações do dia a dia é baseada na emoção com que vê as coisas que o cerca. Relata as situações do cotidiano, mas de uma forma que você nunca imaginou enxergar. Traz o leitor para um estado de contemplação onde fica se perguntando como nunca tinha visto determinada situação com esse olhar antes. Abre um novo horizonte na mente, e faz refletir sobre muitos aspectos.
Sua escrita é culta, mas nem por isso complicada ou de difícil compreensão. A leitura é gostosa, mas os elementos da Língua Portuguesa são perfeitamente colocados nos levando a textos bem elaborados literalmente. Ele consegue captar a essência dos sentimentos, da visão do mundo que nos cerca, e traduzir em palavras perfeitamente escritas. É uma delícia ler algo com tal primor.
Porém, esse é um livro para ler com calma, em momentos de tranquilidade, pois nos remete a muitos pensamentos. Seu toque de filosofia de vida é palpável, nada abstrato ou complexo, mas que precisa de concentração para absorver toda a essência. Eu não gosto de viagens filosóficas que não consigo entender nada do que a pessoa quis dizer, mas isso não é o que ocorre nesse livro. Eu lia, no máximo, 2 crônicas em um dia e tinha conteúdo para refletir por outros vários dias. É um exercício para a mente com palavras que alimentam a alma e o coração sobre temas que envolvem o amor, o casamento, a sabedoria, a alegria, a vida.
As crônicas que mais gostei foram “…Até que a morte…”, de uma sagacidade impressionante com um toque cômico, mas repleto de muita audácia e criatividade; e “Cartas de Amor”, que conseguiu transcrever exatamente o que significa para mim uma carta de amor diante das tantas que escrevi na minha vida de namoro à distância, de forma que eu pude me identificar plenamente com suas palavras e fiquei impressionada como alguém conseguiu tão perfeitamente captar esse sentimento de quem escreve cartas.
Leitura recomendada não apenas para entretenimento, mas para reflexão.
Resenha postada no Blog
site: http://viajandocompalavras.com/2013/07/01/resenha-o-retorno-e-terno-rubem-alves/