Rodrigo 20/10/2024
Certeza que isso foi escrito por Ghost-writer!
Eu me recuso a acreditar que o Harlan escreveu tamanha atrocidade como essa trilogia do Mickey Bolitar. No final do livro ele simplesmente largou de mão e entregou um epílogo horrível. Na verdade o livro parece até incompleto. Todo mistério de três livros foram resolvidos em duas páginas? Eu li estes livros do Mickey para entender o gap entre os livros da série do Myron. Mas me recuso acreditar que o mesmo autor que escreveu Myron Bolitar tenha escrito estes livros também.
Eu amo os livros do Harlan Coben, Myron e Win são alguns dos meus personagens literários favoritos. E eu gosto que ele tenha uma fórmula para seus livros. Sempre funcionou pra mim. Até essa série do Mickey. Na boa, acho que com a fama de Harlan e a certeza de que qualquer coisa com o nome dele na capa já está vendido, faltaram pessoas (editor cof, cof) pra falar que esses livros não estavam bons. E com isso eu devo dizer que agora valorizo muito mais autores YA depois de ler estes livros. Porque não é qualquer autor que escreve livros para adolescentes bem.
Eu não tenho problema em ler livros YA, até gosto as vezes. Porém este tipo de mistério YA é complicado porque ele é bem especifico para um público (que obviamente não sou eu) e deve funcionar muito para esta faixa etária. A todo momento eu ficava ?Conta pro seu tio?, ?Conta isso pra um adulto?. Porque é a coisa responsável a fazer, mas qual seria a graça se a turma do Scooby-Doo chamassem adultos para resolver seus casos? Eu lembro que amei os livros da série ?Os Karas? do Pedro Bandeira quando li no fundamental, provavelmente porque eu tinha a mesma idade dos personagens. Ser ?adulto? me fez perder um pouco da magia destes livros do Mickey.
Comparar Myron e Mickey é inevitável e injusto. Myron tem recursos por ser um adulto e ser amigo de Win que Mickey não tem. Mesmo que tente emular um Win em Ema ou em Colherada não funciona.
É difícil pra mim enxergar o Harlan nestes livros do Mickey. Não há cuidado no desenvolvimento de personagens, não tem um tempo para que a trama amadureça, tem tantos buracos durante esses livros que não parece o Harlan. Parece um ghost-writer muito ruim.
Toda a trama da Abeona é uma coisa ridícula e a conclusão, se é que podemos chamar de conclusão é ridícula! Sem contar que é de um extremo mal gosto chamar o ?vilão? de ?meu carniceiro? considerando o fato a qual carniceiro ele estava se referindo. Enfim, esta parte toda é simplesmente ridícula.
O exame do Troy eu confesso que fiquei mais interessado, se fosse algo mais por esta linha de resolver casos mais ?urbanos? como uma espécie de Veronica Mars ao meu ver seria muito melhor. Dava pra desenvolver as coisas de uma forma melhor, falo dava porque foi concluído com o nariz e o desfecho é tão ridículo que me faz pensar que o Mickey que resolve o caso de uma grande conspiração não consegue notar um adolescente passando ele pra trás da maneira mais idiota possível. Alguém me explica como se ninguém sabia que Ema era filha da atriz, como Buck soube? Sem contar que a menina cai num catfish, não vimos nada de romance e ainda quer que o leitor acredite no luto dela? ISSO NÃO FAZ SENTIDO!
O livro foi tão mal desenvolvido que para ter o pai de volta TODOS ao redor de Mickey perderam alguma coisa. E ele não aprendeu nada sobre isso!