el0oisa_ 11/07/2024
Há veneno no que é doce de beber?
"O Príncipe Feliz e outros contos" de Oscar Wilde, é meu segundo contato com o autor, e apesar das presmissas completamente dististintas, a leitura de ambos foi fácil e ligeira ? pelo menos as traduções que eu li foram ?, mas com muito simbolismo e sutileza.
Aqui, temos uma coletânea de vários contos de cunho infantil, todos gritando críticas socias de forma natural e cotidiana, ao mesmo passo que mantém muito espaço para reflexão e interpretação. Wilde é mestre em tecer críticas sociais delicadas, mas penetrantes.
A coleção abrange uma ampla gama de temas universais, desde a inocência perdida em "O Aniversário da Infanta" até a busca pela verdadeira felicidade em "O Reizinho". Cada conto oferece uma nova perspectiva sobre egoísmo, moral, sacrifício, amizade e a complexidade da condição humana, mantendo o livro interessante com todas as reflexões que permeiam as histórias.
Por outro lado, a narrativa breve e as vezes limita a profundidade emocional dos personagens, distanciando o leitor da obra, porém, em geral, pude me solidarizar com os personagens e suas jornadas. Apesar da concisão das histórias, Wilde consegue transmitir suas mensagens e os temas abordados continuam a ressoar e a proporcionar momentos de reflexão. Embora a conexão emocional possa ser menos intensa em alguns momentos, a ambiguidade das histórias e a habilidade de Wilde em criar contos ricos em significado compensam essa limitação.
favoritos: O pescador e a sua alma; O gigante egoísta.