Gabriela, Cravo e Canela

Gabriela, Cravo e Canela Jorge Amado




Resenhas - Gabriela Cravo e Canela


539 encontrados | exibindo 256 a 271
18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 |


Kelly 17/04/2022

Sobre progresso e civilização
Essa narrativa é diferente de outros livros que eu já tinha lido do Jorge Amado. Embora a cereja do bolo seja o romance de Gabriela e Nacib, o livro tem como tema principal o progresso e civilização socioeconômica e moral em Ilhéus. É impressionante como o autor consegue desenhar tão bem essa temática sem deixar o livro cansativo. E como sempre, carregado de muito humor ao estilo de JA. Uma grata supresa! Expectativas supridas!
comentários(0)comente



Gabi 16/04/2022

Agora entendo o porque a minha mãe escolheu o meu nome com base neste livro. "Gabriela Cravo e Canela" é um clássico. Incrível como Jorge Amado conseguiu sintetizar a cultura da época, com todo o machismo, coronelismo e hipocrisia (aliás, muito atual). Da mesma forma, Gabriela se apresenta como uma mulher livre das amarras sociais, porém, ainda assim, vítima de um sistema cruel, cheio de abusos e violência. Ontem, ao finalizar a leitura, me senti órfã. Serão manhãs estranhas sem a presença de Nacif, Gabriela, Mundinho Falcão e todos os ilheenses que me conquistaram.
Leitura recomendadíssima!
comentários(0)comente



Amanda 15/04/2022

Gabriela, cravo e canela - de Jorge Amado
- O Coronel mata esposa e seu amante, lavando sua honra com sangue - nada mais justo aos olhos da sociedade.
- A promessa de engenheiro para o problema da barra no porto é anunciada, e assim a esperança de exportar cacau para o mundo sem intermédios e mais impostos vibra a política da cidade.
- Nacib está em busca de uma nova cozinheira e encontra na mulata Gabriela, retirante vinda do mercado de escravos, a salvação e prosperidade para seus negócios e um amor inesperado.

Estes três fatos acontecem no primeiro dia de narrativa e serão ecos ao longo de toda a história. Só este dia alcança quase 100 páginas sem a personagem que da nome ao livro aparecer. Isso não é um problema! É Jorge Amado nos colocando a conhecer cada um dos personagens secundários (maravilhosos!) e nos fazendo parte daquela comunidade de Ilhéus de forma orgânica.

Ilhéus de 1925 é uma cidade em transformação neste momento. Riquíssima por conta do cacau vê o progresso se anunciar de forma rápida e encontra resistências provocando embates entre nova e velha política. A liberdade intrínseca em Gabriela é um suspiro na mudança que paira também a sociedade e que como o autor anuncia logo nas primeiras páginas:

“mais lentamente, porém evoluíam os costumes, os hábitos dos homens. Assim acontece sempre, em todas as sociedades”.

Eu amei este livro porque Jorge Amado consegue desnudar a sociedade brasileira como poucos. Há criticas que te fazem sentir raiva, há deboche e que te fazem rir, há sentimento! São por esses motivos que busco Jorge Amado.

Eu não havia assistido as inúmeras adaptações deste clássico. Ainda bem! Depois de ler eu assiti ao filme da década de 80 e fiquei bem triste pois não achei que eles exploraram a verdadeira intenção deste livro. Como é uma mídia mais consumida as pessoas entendem essa história quase como um livro erótico. Ele é sim muito sensual (e há uma razão pra ser) mas ele vai muito além.
comentários(0)comente



William LGZ 13/04/2022

Um dos melhores trabalhos de Jorge Amado
É impressionante a capacidade do autor em transitar entre os mais variados gêneros sem deixar de sempre passar a sua marca e transmitir seus ideais através de personagens com inúmeras camadas e de uma trama recheada de situações tanto divertidíssimas como bem reflexivas, mas sempre fascinantes.

Apesar de ter esperado por mais desfechos na reta final e achado que alguns personagens não foram tão bem aproveitados quanto poderiam, a obra foi perfeita em passar sua trama principal: o romance entre Nacib e Gabriela. Enquanto as secundárias estavam sempre ali para me entreter e não deixar a história estagnar, sendo extremamente eficaz nisso pelo menos para mim!

Por esses e outros motivos que avalio Gabriela, Cravo e Canela como um livro 5 estrelas e o recomendo demais à todos, principalmente àqueles que queiram conhecer Jorge Amado pois esta é uma excelente porta de entrada!
comentários(0)comente



skuser02844 10/04/2022

Gabriela é pássaro livre
Jorge Amado possui uma escrita maravilhosa, capaz de nos levar para a Bahia através dos livros. Para alguns Gabriela pode parecer depravada ou até mesmo sem caráter, mas na verdade ela é simplesmente humana, uma mulher dona de suas vontades que não aceita ser presa nos padrões impostos pela sociedade. Não dou as cinco estrelas pois o autor deixa alguns finais em aberto, mas fora isso a obra é incrível.
comentários(0)comente



Alessandro117 08/04/2022

Cravo e Canela
Como sempre a maestria de Jorge Amado demonstra-se impecável em uma das suas obras mais famosas. Fui transportado com maestria as ruas de Ilhéus, após já ter ido à Aracaju com Teresa Batista e andar nas praias com os Capitães da Areia. Gabriela, ser encantador e todos os que orbitam a figura de mulher tão única nos nossos sonhos. Fui transportado a lutas políticas da terra do cacau, na década de 20. E é isso...
comentários(0)comente



Elionay.Araujo 04/04/2022

Fui surpreendida
Esperava que a obra falasse mais e Gabriela, porém há muito mais narração sobre o contexto político e social de Ilhéus do que na nossa protagonista. Para mim, isso mais um ótimo acréscimo, uma vez que eu n esperava ter tantas informações dessa época e desse lugar.
Além disso, a obra desperta curiosidade para sabermos qual será o fim da ingênua e sedutora Gabriela.
Vale a pena se aventurar na leitura dessa terra do cacau e do dinheiro abundante.
comentários(0)comente



Sofia 31/03/2022

Explicar é limitar. É impossível limitar Gabriela, dissecar sua alma.
Diretamente de Ilhéus, Bahia, vamos conhecer os personagens que compõe esse romance de Jorge Amado, uma das obras mais premiadas e adaptadas do autor. Até as primeiras 100 páginas do livro, não conhecemos Gabriela. Somos ambientados em Ilhéus, uma cidade que está crescendo por causa da venda de cacau. Ainda é considerada uma cidade do interior, dominada pelos fazendeiros grandes, mas que aos poucos está ocupando seu espaço no cenário da Bahia.

A fama da cidade baiana era tão grande que pessoas do Brasil inteiro, principalmente de outros estados do Nordeste, enfrentavam uma longa jornada para chegar na próspera Ilhéus e ter um pedaço de terra para plantar cacau. Quando um exportador de cacau carioca, Mundinho Falcão, chega na cidade e começa a investir o seu dinheiro em várias coisas por aí, uma tensão política começa a crescer e será o plano de fundo de todo o livro.

Gabriela foi uma das viajantes que se mudou para Ilhéus em busca de uma vida melhor. Uma menina mulher, apaixonada pela vida, que ama cozinha, andar descalça, dançar e atrair a atenção dos homens. Nacib é dono de um bar em Ilhéus e está a procura de uma cozinheira e encontra em Gabriela a resolução de seus problemas e muito mais do que isso, se apaixona por ela. Uma paixão tão grande que logo vira ciúmes e posse e Nacib entende que a única maneira de ter Gabriela só pra ele é se casando. Só que ela é uma mulher livre e quer continuar sendo assim. Mas aceita o casamento por gostar muito de Nacib e querer agradá-lo por ele a ter acolhido.

Com essas duas histórias caminhando em paralelo, vamos entender aonde dará essa briga política e essa briga por amor. Com uma crítica social bem forte, comum das obras de Amado, vamos ficar hipnotizados por esse enredo e por essa cidade com tantos acontecimentos. Mais um livro do autor que entra como um favorito da minha vida, impossível recomendar mais essa obra tão importante e gostosa de ler.
comentários(0)comente



Isabella 25/03/2022

Não é sobre Gabriela
Jorge Amado escreve muito bem, não há reclamações da minha parte sobre isso. O livro é sim muito bem escrito e possui uma grande capacidade imersiva pela narração bastante envolvente do autor. Os personagens são interessantes, assim como as histórias, porém se você esta indo para essa leitura imaginando uma novela de amor...
A verdade é que o nome do livro devia ser "Ilhéus, um breve recorte sobre a história da cidade e seu povo", porque grande protagonista da história é a cidade. Nacib, par romântico de Gabriela, é talvez o único outro personagem que tenha um destaque, de modo que a política, os costumes e a rotina de Ilhéus que são os focos da narrativa.
Claro que contextualização é absurdamente importante na construção da história, mas foi além do necessário, principalmente no começo do livro. Pode ser cansativo concluir capítulos e mais capítulos demasiadamente descritivos sobre os avanços econômicos e políticos, enquanto se é esperado o desenvolvimento do enredo dos milhares de personagens apresentados.
Outro ponto importante, é que de todos os personagens a construção que mais deixou a desejar foi a de Gabriela. Ela é praticamente mistificada, porém de uma maneira que retira suas humanidades. É descrita como sensual e selvagem, ao mesmo tempo que é ingênua e pura ? Talvez com o objetivo de transparecer um espírito livre, o autor acabe falhando na construção da personagem. Como descrição de uma mulher é rasa e incongruente, contudo, não acontece com as demais narrativas.

[Provavelmente minha opinião exposta aqui não seja muito popular, ainda assim acho que é interessante adicionar ela à roda.]
comentários(0)comente



-Leandro- 19/03/2022

Gabriela.
"Eu acredito que ela tem o tipo de magia que provoca revoluções e promove grandes descobertas. Não há nada que eu goste mais do que observar Gabriela no meio de um grupo de pessoas. Você sabe o que ela me lembra? Uma rosa perfumada num bouquet de flores artificiais.?
comentários(0)comente



Gabriel.Arbes 14/03/2022

Uma historia boa, mas sem grandes acintecimentos.
Uma historia boa é verdade, mas não tão boa quanto é vendida, os personagens poderiam ter sido mais aprofundados e desdobranentos melhores acabados. Mas num todo é um livro bom
comentários(0)comente



Mah 13/03/2022

"Gabriela é boa, generosa, impulsiva, pura. Dela podem-se enumerar qualidades e defeitos, expli-
cá-la jamais. Faz o que ama, recusa-se ao que não lhe agrada. Não quero explicá-la. Para mim basta vê-la, saber que existe". João Fulgêncio.
Gabriela Cravo e Canela - Jorge Amado
comentários(0)comente



Davi.Dallariva 22/02/2022

Um livro sobre uma cidade passando por um período de muitas mudanças, e sobre uma jovem mulher que se recusa a ter sua natureza mudada. É também sobre o amor nascendo, morrendo e renascendo. E que personagem linda é a Gabriela! Não é por acaso que é um ícone. Eu já tinha uma noção de quem ela era antes de ler o livro, assim como a maioria dos brasileiros deve ter, eu imagino. Mas ela é muito mais fascinante do que eu poderia ter imaginado.
comentários(0)comente



Ludmila 19/02/2022

Que escrita maravilhosa! É verdade, dá nervoso refletir em como as mulheres eram tratadas na época, mas isso só reflete o quanto a história é realista e bem executada. Parece que estamos participando de tudo!
comentários(0)comente



539 encontrados | exibindo 256 a 271
18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR