Gabriela Cravo e Canela

Gabriela Cravo e Canela Jorge Amado




Resenhas - Gabriela Cravo e Canela


538 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


mxrilo 16/11/2024

Era feita de cravo e de canela...
É impressionante como sempre fico emocionado ao terminar um livro de Jorge Amado. Meu escritor preferido, sem sombra de dúvidas. Os livros dele me transformam, a cada leitura, em um verdadeiro brasileiro, ciente de todas as belezas e mazelas deste país.
comentários(0)comente



alenikollas 14/11/2024

Cravo e canela
Jorge Amado escreve aqui, como eu nunca vi antes, o melhor retrato do Brasil e de seu povo. Uma obra imersiva e gostosa de ler, de sentir e de saborear. O leitor é transportado para Ilhéus, cidade na Bahia que vive um período conturbado e repleto de mudanças. Além de acompanhar de perto ela, a indiscritível Gabriela.

Entre passado e presente, mudança e tradição, cidade e natureza, atraso e liberdade, Jorge Amado constrói uma ode a Bahia e ao Cacau. A cada página sentimos a dualidade, os ventos de mudança e os sabores de Ilhéus

E por fim temos Gabriela, flor que não pertence a ninguém, que nenhum jarro pode conter, que faz suspirar todos ao seu redor, e que nada mais procura que a felicidade. A obra reúne tudo aquilo que faz uma boa história e por isso recebe até hoje tantos elogios. No fim, feliz somos nós de termos esse presente de Jorge Amado ao nosso alcance.
comentários(0)comente



doraleonetti 30/10/2024

Pele de canela e perfume de cravo
Como não se apaixonar por Gabriela? Como não amar os personagens de Jorge Amado? Como não sentir que estamos caminhando por Ilhéus, vendo a Glória na janela ou o Tuísca correndo por aí? Juro que a gente sente o cheiro do tempero dos salgados da Gabriela, ou o próprio perfume de cravo dela. Não tem livro do Jorge Amado que a gente não leia como poesia.

Eu amo o contraste do romance, das questões tradição × o que é certo e da política que os livros dele sempre têm. Amo reler Jorge Amado, e sentir tudo isso de novo.

E sim, a Gabriela é a personagem mais sedutora que existe. Ela é linda, ela é livre, ela é espontânea, ela é decidida e ela é simplesmente boa.
comentários(0)comente



chloezxb 23/10/2024

Jorge Amado, meu favorito contador de histórias.
Livro que me abduziu, fiquei imersa nos personagens e cenário caracterizado tão fortemente pela cultura brasileira da época um pouco semelhante à de hoje. Gabriela, tão linda, tão livre, sua essência me capturou me fazendo não me sentir sozinha na procura por liberdade. Personagens cheios de personalidade, que vão dando à história aquela riqueza, sabe? Amei, amei e amei.
Sofia.with.a.f 27/10/2024minha estante
Tem cenas explícitas? Pq na novela tinha algumas cenas, queira saber se tinha no livro também




HeloDf 20/10/2024

Gabriela
Que livro gostoso de ler!!! Após vários romances mamão com açúcar, uma novela dessas pra colocar o cérebro pra funcionar um pouco mais!
Dentre tantos acontecimentos no livro, Gabriela acaba em segundo plano. Fica muito mais interessante saber quem irá ganhar a eleição do que saber de Gabriela. Se o engenheiro chega ou não, os romances alheios e etc.
comentários(0)comente



Gabriela5384 18/10/2024

Nome: Gabriela, Cravo e Canela
Autor: Jorge Amado
N° Paginas: 461
Resenha: Encerrando esse ano com a leitura da minha conterrânea e xará Gabriela. A palavra que descreve Gabriela é alegria, ela ama viver, dançar, cozinhar, e seu objetivo principal é ser livre. Ela não se encaixa nas convenções da sociedade de ilhéus, não gosta de sapatos apertados, roupas caras. O livro não fala apenas de Gabriela, fala também do árabe Nacib, homem que contrata Gabriela como cozinheira e com o tempo vai se apaixonando. Mas acima dele tem um tema maior. A cidade de Ilhéus. Mostra uma época em que Ilhéus estava deixando de ser uma terra sem lei de fazendeiros para uma cidade urbana, desenvolvendo sua economia e cultura. Gabriela assim que chega encanta a todos na cidade, sofre preconceitos mas sempre leva tudo com leveza. Teve uma frase no livro que acho que basicamente resume a história, e com essa frase me despeço: "Tem certas flores, você já reparou? que são belas e perfumadas enquanto estão nos galhos, nos jardins. Levadas pros jarros, mesmo jarros de prata, ficam murchas e morrem."

Nota: 9/10
Vibe: ????????
comentários(0)comente



Gab 12/10/2024

"Explicar é limitar. E é impossível limitar Gabriela"
Há muito tempo acho um desserviço ter o nome de uma personagem literária baiana e nunca a tê-la lido, e há muito sinto essa vontade, especialmente depois da experiência transcendente que tive com Capitães da Areia - o que marcou minha entrada no ensino médio. E agora, Gabriela acaba de marcar a finalização desse período.

A política, a visão de mundo, a linguagem modernista, a caracterização de cada personagem e a sensação extremamente forte de que Jorge escreve não com os dedos, mas com a alma. Não pensei que ainda pudesse sentir TANTO a escrita desse homem no fundo do meu peito, ainda mais no momento que vivo, mas não. Eu vivi Gabriela, senti Gabriela, eu sou Gabriela; Vi seu amor e sua liberdade, que definitivamente é como o sol, é o seu bem maior do mundo.

Duas semanas de leitura fortes, que voaram como os ventos fortes de Ilhéus.
E só serviram para comprovar que Jorge Amado é, sem dúvidas, meu autor favorito.
comentários(0)comente



Manuzinha_xd 09/10/2024

Um cravo de escrita e uma canela de clássico: Gabriela
Em pouco tempo, se tornou um dos meus livros favoritos. A personagem principal, Gabriela, é algo que não é possível entender totalmente, mas é possível descrever: sensacional. Já Nacib, o outro protagonista, é uma personagem sensacional igual. A escrita, o desenrolar do livro, as outras personagens, é tudo tão rico e magnífico de ler. Claro que o final do livro lembra uma novela da Globo, mas não uma novela qualquer das 19 h, mas sim uma novela clássica, eterna. No começo, o livro foi entediante, mas tudo tem seu tempo.
comentários(0)comente



Vidori 02/10/2024

Gabriela é realmente apaixonante
Como mais um livro do Jorge Amado, sua escrita é movedora de mundos, seus personagens são característicos e profundos, sua história corre bem? maravilhoso.
Estava muito ansiosa para ler esse livro, e foi bom como pensava, mas esperava que a história corresse diferente, principalmente no final. Senti falta de mais protagonismo de Gabriela, a história parecia mais sobre Nacib rs

Apesar desse pequeno detalhe, vale a pena demais, Gabriela é uma das personagens mais envolventes que já li
comentários(0)comente



Sagwa1 02/10/2024

Uma expectativa é um banho de água fria
Embora Gabriela, Cravo e Canela seja uma obra icônica de Jorge Amado, o livro apresenta alguns problemas notáveis.

O ritmo da narrativa, por exemplo, pode ser considerado arrastado e monótono em diversos trechos, o que acaba cansando o leitor.

Apesar do título sugerir um foco na personagem Gabriela, ela parece ocupar uma posição secundária em boa parte da história, com a narrativa dispersa em torno de personagens menos interessantes e tramas que não agregam tanto valor ao enredo central.

A novela inspirada no livro, por outro lado, consegue fazer um trabalho muito mais envolvente ao expandir o universo de Gabriela.

Os personagens secundários ganham camadas mais ricas, e a história em si se torna mais vibrante e dinâmica, algo que o romance original não conseguiu capturar com a mesma intensidade. A adaptação televisiva também dá a Gabriela o protagonismo que ela merece, trazendo à tona o seu charme e importância de maneira mais marcante do que o texto de Amado.
comentários(0)comente



FlAvia.Danza 26/09/2024

O audiolivro que encontrei tinha um problema de sobrepor algumas partes, acho que o fim de um arquivo se misturava com o começo do próximo?

Busquei o livro por causa da minissérie da globo. Achei a inspiração muito fiel, mas os acontecimentos mais ricos na serie
comentários(0)comente



Lucas.Silva 21/09/2024

Esse livro de Jorge Amado foi um prato cheio para mim. Nele, há um ótimo retrato da sociedade brasileira: marcada pelo Coronelismo, pessoas que acreditam ter poder sobre a vida das outras, uma economia cuja maior característica é a produção agrária, na mão de poucos latifundiários que ?conquistaram? suas terras pelo assassinato.

A década de 20, em que se passa a história, é apresentada por um desejo de progresso, mas que muitas vezes se limitava aos aspectos financeiros e tecnológicos, com pouca mudança nos costumes. Esses, no entanto, às duras penas, alteram-se, ainda que em ritmo mais desacelerado que as demais coisas. É interessante também perceber o reacionarismo e conservadorismo das pessoas que se encontram no poder e seu desejo para que as coisas permaneçam como estão, com absurdos e hipocrisia sem limites.

Por fim, não deve ser deixada de lado a história de Gabriela com Nacib, um encontro que causou grandes repercussões na cidade e na vida dos envolvidos. É também representativo de uma mentalidade de posse que existia (e ainda persiste). O homem se acha no direito e dever de ?educar? a mulher que escolheu para ser sua companheira, enquanto esta deve acatar a tudo passivamente. Se ela rompe com a lógica, é vista como degenerada. Gabriela, na realidade, representa um amor tão livre que não pode ser medido ou contido. Ela é alguém que ama viver e vive intensamente.
comentários(0)comente



Nicole1156 20/09/2024

O mais mais
Obrigada Jorge Amado por fazer uma novela em formato de livro e por fazer a personagem Gabriela ????????
comentários(0)comente



Isa 19/09/2024

Cada livro q eu leio de Jorge amado eu me apaixono mais pela escrita dele, q livro sensacional, Gabriela da nome ao livro, mas quem toma a cena é a cidade de Ilhéus e a descrição magnífica que jorge faz da Bahia, da politica e dos costumes desse lugar. Os bares, a comida, a praia, as ladeiras e o Cacau tornam essa história rica, mas Gabriela a torna espetacular, sinônimo de liberdade e beleza, que personagem sensacional. Enfim, eu amei muito esse livro e com certeza lerei mais livros do autor.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



538 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR