Gabriela Cravo e Canela

Gabriela Cravo e Canela Jorge Amado




Resenhas - Gabriela Cravo e Canela


538 encontrados | exibindo 271 a 286
19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 |


Nana 19/08/2013

Para que explicar? Explicar é limitar.
Gabriela, cravo e canela.


“Para que explicar? Explicar é limitar. É impossível limitar Gabriela, dissecar sua alma... Gabriela é boa, generosa, impulsiva, pura. Dela podem-se enumerar qualidades e defeitos, explicá-la jamais. Para mim basta vê-la, saber que existe.” Declarou assim João Fulgêncio – personagem dono de profundo conhecimento e uma mente transcendente à época - ao ser indagado sobre Gabriela.

A pacata cidade de Ilhéus, conhecida pelas terras férteis, onde o plantio de mudas de cacau se expandia, e com os frutos a fortuna de coronéis, caminhava lentamente rumo ao progresso. Porém, grandes mudanças começam a surgir com a chegada de Mundinho Falcão, rico exportador, disposto a realizar grandes feitos nessa cidade tão promissora.
Todavia, o livro não resume a contar apenas sobre o progresso de Ilhéus. Esse foi apenas o cenário onde historias paralelas se desenvolvem. É uma delas, o amor da mulata Gabriela – cheiro de cravo, cor de canela - e o árabe Nacib, um sentimento abalado pelo egoísmo, insegurança, orgulho e machismo;
Algo interessante para se refletir após a leitura é os valores da sociedade Ilheense – algo difundido culturalmente, para garantir a manutenção de padrões morais através do tempo, e sua continuidade, onde tendem a naturaliza-los.
Muitas vezes princípios éticos são abandonados para se fazer jus à lei da terra, como no exemplo do homicídio ocorrido. Outro fator importante de se observar é como o termo moral ou imoral não é algo concreto ou imutável. Não é só a cidade de Ilhéus que passa mudanças, como também os valores de seu povo.
comentários(0)comente



Laís 11/09/2013

Maçante e interessante.
Livro por si muito legal, mas confunde pelos seus tantos personagens e tanto detalismo. Para mim o livro só começou a ficar mais interessante depois do surgimento de Gabriela,passadas 100 paginas. Livro meio difícil de ler por ser tão maçante mas bem interessante.
comentários(0)comente



Karol Sou 05/02/2014

Maravilhoso, apaixonante!
To apaixonada por todos os personagens! Quando terminei deu vontade de começar a ler de novo. Já fui atrás da novela e do filme, de tanto amor que é esse livro. Jorge Amado, tu é uma amado mesmo. Fããããã dessa belezura!
comentários(0)comente



Maíra 03/06/2015

P-E-R-F-E-I-T-O
AH, Gabriela! Que livro maravilhoso... Achava que Jorge Amado não superaria, ‘Capitães da Areia’ e voilá Gabriela ganhou meu coração!
A começar os elogios, ter a experiência de vivenciar um Brasil, da década de 20 é ler uma profusão de cultura Brasileira, muitos sons, sabores, costumes, dança, festa, sincretismo religioso. Sem se preocupar com o ‘politicamente correto’ (mesmo porque nem existia isso na época que o livro retrata) Jorge Amado descreve com maestria a vida da cidade de Ilhéus na Bahia em aproximadamente 1920 .
É interessante notar que na cidade, com fome de progresso, existiam de uma forma bem marcante velhos costumes machistas, racistas, xenofóbicos...
As etiquetas sociais carregadas de preconceito eram empregadas com naturalidade e aceita até mesmo pelas pessoas que recebiam o titulo, como ‘O Coronel’ ‘A Rapariga’ ‘A Solteirona’ ‘O Preto’ etc.
Outro ponto principal do livro, é o fator politico, a cidade estava em pleno fervor politico onde encontravam-se em partidos opostos o conservadorismo dos coronéis e a modernidade dos exportadores e ‘doutores’. Na verdade todo o livro retrata essa eterna disputa entre conservadores e vanguardistas (que dura até hoje não é mesmo?) e Gabriela vem como plano de fundo da historia da cidade de Ilhéus.
Ler sobre Gabriela é um deleite. Impossível descreve-la, sensualidade de mulherão e alma de passarinho livre. Moça simples e humilde que não espera nada da vida além de ser feliz. Conquistou toda a cidade com sua cor de canela e cheiro de cravo, com a flor atrás dos cabelos cacheados, a dançar descalça na rua e fazer babar homens ricos e poderosos de Ilheus. Ingênua dos costumes e disse-que-disse da cidade, Gabriela só quer levar sua vida da forma que à deixar mais feliz, sem luxo, nem dinheiro, nem nada que retire sua liberdade.
A construção dos personagens é perfeita, Jorge Amado dedica toda a primeira parte do Livro contando da historia de vida e da família das principais figuras da cidade, o que faz com que você se ‘apegue’, torça por eles e entenda melhor suas decisões.
Em relação ao papel feminino em geral, existia um machismo muito grande no sentido de que papel de mulher é ficar em casa, recatada e cuidando dos filhos, educação só o básico. Homem pode sair com as putas dos cabarés ( e inclusive até bancavam algumas), já se a mulher trair é morta. Entretanto é notável um certo movimento de emancipação principalmente da personagem Malvina, que desafia o pai coronel, os costumes, apanha é falada mas foge convicta em busca de uma liberdade e independência (inclusive até chorei nessa parte, pois os pensamentos dela na hora da fuga é muito bonito e retrata exatamente a quebra de valores de ‘papel de mulher’ e fiquei feliz em constatar que tudo que ela desejava e lutava naquele Brasil de 1920 é tudo que nós mulheres em 2015 temos hoje, que o feminismo apesar de conquistas lentas vem trazendo mudanças essenciais nas nossas vidas).
Enfim, é um livro maravilhoso recheado de cultura. A Literatura Brasileira de novo derrubando forninhos e me fazendo ter uma experiência incrível que recomendo a todos!!
comentários(0)comente



Dayara 14/06/2015

o livro foi escrito pelo o autor Jorge Amado que trata-se da historia de Gabriela e também de Nacib um homem bem visto na cidade de Ilhéus e alem disso ele é um dono de um bar.
a historia começa Nacib passando pela uma certa dificuldade em arrumar uma nova cozinheira, que a sua cozinheira Filomena ia se demitir por causa de motivos pessoais.
Então a partir dai ele sai atras de uma nova cozinheira, ele vai até o mercado de trabalho e encontra Gabriela, uma moça que se encontrar suja, pobre e simples mas de uma grande beleza, mas Nacib fica duvida se ia levar ela ou não, mas naquela hora sentiu uma grande atração por Gabriela e decidiu levar ela para sua cozinha. Mas depois de alguns dias Nacib começou a sentir outros sentimentos por Gabriela, a partir dai ele colocou Gabriela no bar mas ele percebeu que ela era muito desejada pelos homens da cidade.
Nacib sentiu ciúmes de Gabriela mas ele cansou-se com ela, mas mesmo assim ainda era falava pela a sociedade e desejada pelos homens da cidade até que um dia, ela traiu Nacib dentro de sua própria casa. Nacib deixou ela mas a perdoou e depois voltou pra ela porque o seu amor por ela era grande.
comentários(0)comente



Layla.Ribeiro 12/07/2015

Conta a historia de Ilheus nos anos 20 , graças ao cacau se tornou em uma das cidades mais importante da Bahia, porém Ilheus precisava progredir com as outras grandes cidades brasileiras, sendo que em Ilheus vivia sob o voto do cabresto os coroneis mandavam e desmandavam, as mulheres eram vistas como escravas do lar e sexuais na qual os homens tinha todos os direitos sobre elas, era um dos poucos lugares na qual a "justiça" se fazia com derramamento de sangue, entao o livro vai mostrar como esse Ilheus antigo reagia ao progresso, as inovaçoes do mundo moderno, como cinemas ou modo de vida, nele se passa a disputa polituca de Mundinho Falcao nascido no RJ e que quer trazer o progresso para a rica Ilheus e o coronel que mandava ha 20 anos Ramiro Bastos que represntava os velhos costumes de Ilheus e claro sobre o romance da sertaneja Gabriela e o arabe Nacib , romance esse na qual não me chamou muita atençao, apenas o fato da representaçao da Gabriela, uma moça que quebra os velhos conceitos da sociedade da epoca por sua humildade e seu jeito de pensar, pessoa de pensamento livre no que por exemplo o sexo para ela era algo normal da mesma forma que os homens iam ao Bataclan , maior prostibulo da epoca se deitar com outras mulheres, ela tambem acha que as mulheres poderiam afinal, para ela era so algo comum, voltando ao livro, primeira vez que leio Jorge Amado a leitura é gostosa so no começo achei um pouco chato, mas as confusoes da politica de ilheus gostei bastante e dou credito aos personagens secundarios que foram os que eu mais gostei do que os principais e Amado consegue nos mostrar a sua critica a sociedade hipócrita de Ilheus e achei otimo quem sabe trabalhar com meus alunos a politica de coroneis porque Amado explica de uma forma tão boa de entender, gostei muito do livro, o inicio é chato mesmo, mas façam um esforcinho para continuar que depois fica muito divertido, mas como a historia principal, o romance não me envolveu tanto como imaginei.
comentários(0)comente



Egídio Pizarro 11/09/2015

A personagem que dá título à obra é extremamente cativante pela sua simplicidade. Mas o destaque, para mim, foi outro. Embora o contexto seja o mesmo de grande parte das obras de Jorge Amado (a Bahia em crescimento, o cacau, o coronelismo), o ponto central é a mudança de hábitos, costumes e tradições de uma comunidade severamente conservadora. Seria uma boa inspiração para os dias de hoje.

Gostei bastante.
comentários(0)comente



Daiana 09/01/2017

Gabriela, cravo e canela.
Gabriela, linda flor. Cor de canela. Perfume de cravo. Definitivamente um clássico da literatura nacional. Jorge Amado com a sua escrita peculiar e personagens incríveis nos transporta para uma Ilhéus diferente dos outros livros do autor. Uma Ilhéus onde os ventos do mar traz mudanças políticas, econômicas, sociais e comportamentais. Em meio a isso surge Gabriela, retirante, fugindo da seca, transformando e trazendo alegria aos moradores de Ilhéus. Só lendo o livro pra sentir essa atmosfera e entrar em contato com esse universo único que se chama Gabriela.
comentários(0)comente



Santos 31/05/2019

Apaixonada por este livro


Super indico este livro maravilhoso
Uma literatura clássica brasileira, melhor livro que já li, é muito difícil conseguir parar de ler, a narrativa da obra é muito envolvente já li duas vezes rsrs.
Uma crônica cheia de Paixões, ciúmes, traições e vinganças, envolvendo coronéis poderosos e mulheres sensuais e atraentes.
A história tem como personagem principal Gabriela e se passa na região de Ilhéus Bahia, em meio a década 20 do século XX. Durante este período, a cidade era conhecida por sua riqueza, por conta da grande exploração de cacau, que nessa época passava por uma grande fase de ouro, com isso atraiu muitos retirantes, Imigrantes e turistas, iniciando uma guerra entre poderes e política.Nesse mesmo período a região era conhecida por sua noite litorânea, com uma orla repleta de bordéis e bares em geral.
A crônica tem como base Uma Linda História de Amor, que na época foi relacionada como uma quebra de padrão, Desafiando os costumes e tradições da sociedade na época.
Gabriela é uma moça bela, atraente Alegre e atrevida, uma simples retirante que vai para Ilhéus no intuito de garantir uma vida melhor e digna, por conta da sua alegria contagiante logo encontra uma oferta de trabalho, e daí em diante sua vida toma um rumo diferente do esperado.

#quote ''Sua mão tocou a mão de Gabriela, ela riu: – Mão mais fria…

Ele não pôde mais, segurou-lhe o braço, a outra procurou o seio crescendo ao luar. Ela o puxou pra si: – Moço bonito…

O perfume de cravo enchia o quarto, um calor vinha do corpo de Gabriela, envolvia Nacib, queimava-lhe a pele, o luar morria na cama. Num sussuro entre beijos, a voz de Gabriela agonizava: – Moço bonito…”
comentários(0)comente



Antonio Maluco 03/07/2019

Política
O livro não mostra só romance e sim a política bahiana
comentários(0)comente



Dani 02/11/2019

Talentoso
Gabriela, com cheiro de cravo e da cor da canela, é uma verdadeira mulher livre, apaixonante, desapegada. Livre como uma flor que se colocada no jarro, apodrece. Precisar ser flor, precisar ser Gabriela.
Chamo a atenção do futuro leitor que irá se deparar com histórias de paixão, que não se iludam. Que aprendam com Gabriela, a imitem assim como Nacib o fez. Verão que a vida dele e deles melhoraram. E foi melhor assim. Uma história de amor, que soube dosar a quantidade desse amor. Porque tudo demais é sobra. Ou vocês acham que o tempero de Gabriela não era equilibrado? E por isso delicioso? Assim como a dona.
comentários(0)comente



Denize.Bueno 12/01/2020

Gabriela, cravo e canela
Jorge Amado e suas incríveis estórias...
Não podia ser diferente com esta, tudo na medida certa.
comentários(0)comente



alekele_ 13/02/2020

Cravo e canela
Gabriela, tinha a pele com cheiro de cravo e canela. Por onde passava, recebia olhares, sorrisos, gracejos. Tinha jeito arredio, mas simples. Aquela simplicidade que até beirava a ingenuidade, mas era só o seu jeito de viver fazendo as coisas de acordo com sua vontade.
?Mesmo em dias impossíveis, deitava em seu leito, ela aninhava-se em seu peito, o perfume de cravo a penetrar-lhe o nariz?.
comentários(0)comente



Gabrielle 23/03/2020

Gabriela, cravo e canela (Jorge Amado)
"Tem certas flores, você já reparou?, que são belas e perfumadas equanto estão nos galhos, nos jardins. Levadas pros jarros, mesmo jarros de prata, ficam murchas e morrem."

Esse é um trecho do livro Gabriela, cravo e canela (Jorge Amado), que para mim define Gabriela. Jorge Amado nos apresenta Gabriela, uma mulher forte, guerreira e encantadora. Uma mulher que não é perfeita, ao mesmo tempo que é inocente é lasciva. Que vive, assim uma história de amor um pouco controversa com o árabe Nascib. Mas engana-se quem acredita que o livro retrata apenas a lacividade e a rebeldia "inocente" de Gabriela que só queria ser feliz. O livro é o retrato da realidade do povo de Ilheus, a terra do Cacau, com todos os seus embates, seus preconceitos, tradições e ao mesmo tempo seus anseios pelo progresso! Que história inteligente! Ler Jorge Amado vale a pena!
comentários(0)comente



luizaegidio 02/04/2020

Adorei
A história trata do progresso social e econômico contada a partir da expansão das safras de cacau ocorrida na cidade de Ilhéus, por volta do ano de 1920. Primeira vez que leio algo do escritor Jorge Amado, e adorei! Avancei e terminei a leitura rapidamente!
comentários(0)comente



538 encontrados | exibindo 271 a 286
19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR