emma40 08/06/2023
Greywaren, Magician, Mirror, King, Dead Thing.
Quem não leu essa série, por favor leia, acho que é impossível resumir ela sem que a pessoa tenha lido, a escrita da Maggie é impecável, com um humor parecida com alguns autores britânicos tipo o Terry Pratchett combinado com uma escrita impecável cheia de sutilezas, foreshadowings, subtextos, metáforas, tudo revelado no seu tempo e tudo se encaixando perfeitamente no final, queria ter um pouco da inteligência dessa mulher.
Se os primeiros dois livros foram mais lentos, introspectivos, cheios de mistérios e quase como se os personagens e as histórias estivessem meio que escondendo algo de nós (e estavam), o terceiro e o quarto foram pura ação, resolução, caos, esse leu quase como um thriller e eu não to reclamando. Eu diria que gostei de tudo mas que questionei um pouco a adição de um personagem logo nessa reta final, principalmente porque ele estava presente em momentos cruciais e que meio que substituiu outro que merecia estar lá por direito, essa segunda parte é bem difícil de entender, principalmente porque praticamente não temos resolução para esse personagem.
Eu comecei a ler porque alguém me disse que eu lembrava a Blue, pela personalidade e por ter crescido numa casa cheia de mulheres (bruxas) e ler tarot, e eu me identifiquei demais com ela, uma das minhas personagens femininas favoritas de longe. Mas também me surpreendi porque me identifiquei, simpatizei e senti muita empatia pelos Raven Boys tanto quanto pela Blue, Adam e seus demônios e sua jornada de empoderamento e descobrimento, Ronan Lynch (AAAAAAAAAA) minha maior surpresa de certeza e um dos personagens mais incríveis que eu já li sobre, tão complexo, tão leal, tão caótico e tão poderoso. Noah, que só queria proteger e dizer que vai ficar tudo bem e o Gansey que também foi uma surpresa para mim mas que eu amo com todas as forças.
Eu queria agradecer à Maggie mais uma vez por criar a série perfeita para minha eu mais nova, que era obcecada por histórias de bruxas, videntes, fantasmas, sonhos e maldições, se o tempo é circular, como o livro fala, acredito que essa série sempre foi parte de mim, eu só não sabia ainda.