Emilia @biblioteca_decitacoes 18/06/2021Esse livro virou uma febre internacional há alguns anos e muita gente elogiou muito o trabalho do autor como divulgador científico, o que me deixou com uma expectativa altíssima. Minhas expectativas não só foram atingidas, como foram superadas. Nesse livro, Noah Harari constrói uma breve história da espécie humana, não como vimos nas aulas de história, mas apontando como mudanças de comportamento ao longo de nossa história nos trouxe até aqui.
Acompanhando o raciocínio do autor conseguimos entender melhor como o Homo Sapiens se diferenciou das outras espécies humanas e conquistou o planeta, pelo bem ou pelo mal. Além disso, Harari traz diversas reflexões interessantes, como, por exemplo, nem todas essas transformações resultaram numa melhora da qualidade de vida dos indivíduos, apesar de gerarem um crescimento cada vez mais rápido da população.
Essas mudanças que ocorreram ao longo de milênios (nos últimos 70 mil anos) foram delineadas pelo autor por três grandes revoluções: a revolução cognitiva, a revolução agrícola e a revolução científica. A primeira consiste na capacidade que o Homo Sapiens desenvolveu de criar narrativas fictícias, que possibilitaram a criação de grandes organizações como religiões, direitos fundamentais, unidades administrativas, e grandes conceitos que só existem na nossa mente, mas transformaram nosso modo de vida, como o dinheiro.
A revolução agrícola possibilitou que nossa espécie se instalasse em um único lugar e pudesse produzir alimentos em grande escala, o que gerou um grande aumento da população mundial e a formação de famílias e grandes comunidades. E por fim, a terceira revolução, que vem ocorrendo há 500 anos, provocou e continua provocando um avanço científico com uma velocidade sem precedentes e transformou completamente nosso modo de vida.
No decorrer da narrativa, o autor comenta diversos tópicos como religiões, capitalismo, socialismo, feminismo, machismo, nazismo, e muitos outros “ismos” que nós criamos ao longo dos anos e contribuíram para que a sociedade fosse construída da forma que foi. Por fim, esse é um livro repleto de informações, que nos deixa com uma visão diferente do mundo após a leitura e nos põe a refletir sobre como estamos conduzindo nossa vivência.
PS.: Para quem gosta de marcar trechos como eu, separe um bom estoque de marcadores, porque você vai precisar.
site:
https://www.instagram.com/biblioteca_decitacoes/