Sapiens

Sapiens Yuval Noah Harari




Resenhas - SAPIENS – Uma Breve História da Humanidade


2044 encontrados | exibindo 1171 a 1186
79 | 80 | 81 | 82 | 83 | 84 | 85 |


Tina 23/04/2021

Denso e instigante
Foi um livro que demorei bastante para conseguir terminar de ler, devido densidade de conteúdo. Muito interessante, faz você reavaliar paradigmas e possibilita conhecer mais da nossa história biológica e social.
Leia sem pressa.
comentários(0)comente



Humberto.Martins 23/04/2021

Fascinante
Achei o livro com um conteúdo bastante rico e esclarecedor. Confesso que certas partes do livro são bem extensas e torna a leitura lenta, só que o conteúdo e todo conhecimento que você adquire com tudo que é passado, muito sensacional. Destaquei muitas frases do livro e sem dúvidas será uma releitura futura com um objetivo muito mais de estudos.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Gabriel Gomes Passos 21/04/2021

Um livro totalmente necessário para quem quer descobrir toda a história do homem na terra, desde o surgimento dos primeiros homens aos "homens biônicos"
comentários(0)comente



Miguel.Moreira 19/04/2021

Um animal como qualquer outro
O livro aborda desde nossos antepassados até a ciência moderna que prevê o futuro e resolve problemas para nossa própria espécie.

Apesar de evoluirmos a ponto de criar inteligência artificial, não somos muito diferentes dos nossos antepassados que extinguiram os Neandertais e outras milhares de espécies com o passar dos milênios. Ainda estamos dispostos a fazer tudo pela nossa sobrevivência, mas e o nosso bem estar como indivíduo? Simplesmente não faz parte do plano evolutivo.

Somos deuses capazes de curar doenças, criar vida (artificial até o momento), e de destruir o planeta com uma série de bombas nucleares. O que esperar de um deus que não sabem exatamente o que querem de si mesmos?

Com todos esses avanços, ainda estamos nesse ciclo de explorar outras espécies para sobreviver, seria essa a única maneira de evoluirmos?

O que queremos ser? Ou melhor dizendo: O que queremos querer?
comentários(0)comente



Belaciel 19/04/2021

O queremos querer?
Navegamos num mar sem saber aonde queremos chegar e nesse caminho criamos melhorias egocêntricas para nossa navegação de acordo ao senso comum. Mas essas melhoras são realmente uniformes para todos os navegantes ou somente para quem as financia? Do ponto de vista biológico e psicólogico elas realmente nos tornam melhor que nossos antepassados?
Essas são questões e reflexões bastante levantadas pelo autor ao longo do livro.

Creio que esse livro cumpre muito bem o objetivo de divulgação cientifica do ponto de vista antropólogo. A linguagem utilizada por Harari é simples, objetiva, e fluída. Abordando a história do Homo Sapiens dos tempos antigos onde existia outras espécies de homens até os dias atuais, ele aborda os principais pontos da nossa história de uma forma fantástica, trespassando por diversas áreas da ciência.

Leitura que recomendo para todos os curiosos sobre nossa espécie ;)
comentários(0)comente



Nicolle 18/04/2021

Time LINE da evolução da espécie humana
Demonstra várias espécies que colaboraram a terra e como o homo sapiens se tornou dominante, sua evolução social, tecnológica e antropológica, numa linguagem envolvente e que não dá vontade de parar.
comentários(0)comente



MariCassenote 17/04/2021

Talvez seja o livro mais genial que já li. Te faz questionar absolutamente tudo e entra no fundo da alma de diversas formas.
É um livro que deve ser lido repetidas vezes ao longo da vida e acredito que em cada uma delas teremos uma percepção diferente da leitura. Brilhante!
comentários(0)comente



Carol König 16/04/2021

Bem escrito porém...
A primeira metade do livro é super interessante, com uma abordagem polêmica e bastante direta sobre alguns aspectos como por exemplo as consequências psicossociais e emocionais da exploração animal a partir da revolução agrícola na história da humanidade. Esse é só um exemplo dentre vários outros. A escrita é fluída e muito acessível.
Da segunda metade para o final a coisa fica um pouco mais maçante - e talvez seja uma opinião bem pessoal mesmo. Ele faz um vai e vem interminável na história dos impérios, do capitalismo, interessante sim, mas me peguei muitas vezes em dúvida de qual era o recado que ele queria dar com aquela abordagem.
Assim, é um livro que eu indico pra bastante gente pela perspectiva um tanto quanto enviesada da história da humanidade. Mas coloco esse porém... demorei quase que o dobro do tempo pra percorrer a segunda metade do livro. Vale a pena? Vale, mas leia sem pressa e talvez intercalando com algumas outras leituras pra dar esse tempo de assimilar, de digerir e de ter pique pra continuar.
comentários(0)comente



Pablo 16/04/2021

Ideologia barata travestida de ciência
Após uma razoável introdução a antropologia, história e biologia evolutiva, bem acessível ao público em geral (embora simplificando demais alguns conceitos e ocultando muitas teorias sobre a simples afirmação de que não o convenceram), temos mais de meio livro de uma seção interminável de lambeção de saco do capitalismo, que pode ser resumida assim:

O capitalismo tem muita coisa boa, mas muita coisa ruim, mas bom e ruim são conceitos humanos muito relativos, mas o capitalismo tem mais coisa boa, e infelizmente não existe outra opção porque o socialismo não deu certo. E tudo o que ele diz a respeito é o seguinte:

''A única tentativa séria de governar o mundo de uma forma diferente – o comunismo – foi tão pior em praticamente todos os aspectos concebíveis que ninguém tem estômago para tentar de novo.''

Nem tentou argumentar, simplesmente postulou que foi terrível.

Além deste trecho óbvio, há uma conotação anti-comunista bem suave no resto do livro. Em vários momentos Hitler e Stalin e até Lenin são citados juntos, de forma despretensiosa.

Na questão da defesa do capitalismo, o livro todo é permeado por uma visão elitista, suavizando a exploração dos trabalhadores e ignorando completamente a divisão internacional do trabalho que o capitalismo força e usa para drenar as riquezas de meio a mundo para uma dúzia de países (comum mutilação da economia para analisar países como sistemas fechados, ignorando as relações internacionais). Também há uma forte cooptação da ciência como intrínseca ao capitalismo, ignorando o freio que o capitalismo já aplica sobre o desenvolvimento científico das forças produtivas, com o setor improdutivo devorando o trabalho e as crises cíclicas de acumulação de capital cada vez mais fortes e mais frequentes.

Lendo nas entrelinhas a mensagem é clara: o capitalismo é ruim pra vocês, mas é bom pra nós, e infelizmente pra vocês somos nós que mandamos no mundo.

De fato uma excelente produção, concebida para deslumbrar leigos e até balançar acadêmicos que não tenham um conhecimento específico da área da economia. Naturalmente, ganhou amplo apoio da grande mídia, que endeusou o autor e tentou passar o livro por científico.
comentários(0)comente



Kathy.GRodrigues 16/04/2021

Interessante
Esse livro aborda todos os aspectos ligado a humanidade e como que os antepassados agiram até moldar o que fazemos hoje em dia
comentários(0)comente



luizfelipedds 15/04/2021

Por mais que a gente pesquise, nem sempre é fácil definir qual o momento exato para fazer a leitura de determinadas obras. Eu particularmente sinto que não aproveitei todo o substrato informativo do desenvolvimento da humanidade que o autor oferece nesse livro. Importante destacar que se trata de um trabalho de não-ficção, que, ao que tudo indica, obedece a um rigor científico/metodológico, que traz como resultado um panorama acerca da evolução, não somente no que se refere à biologia, mas no contexto geral do modo de viver com todos os fatores que o influenciam. Acredito que pra quem tem uma visão que seja muito rigidamente voltada ao cristianismo e/ou ao antropocentrismo, ou o livro quebra muitas das suas certezas, ou vai parecer uma história ficcional (escrevo isso com muitas ressalvas, pois vai depender do quão bem cada um convive com as próprias ideologias). Especificamente no meu caso, a obra até determinado ponto se amoldou ao ceticismo com o qual enxergo a vida já tem algum tempo (o que não é necessariamente bom), agravado por leituras de obras ficcionais sobre a passagem do tempo/morte que fiz recentemente (Proust, Thomas Mann), porém a partir da parte que trata sobre a Revolução Agrícola eu acho que elevou esse ceticismo e me trouxe questionamentos adicionais que talvez eu não precisasse no momento. Isso diminuiu a qualidade do livro? Não. Percebam que mais do que uma resenha, isso é uma desabafo, hahahaha. Quem for ler tem que estar preparado pra questionar muita coisa e receber muita informação. O trabalho de pesquisa feito pelo autor, bem como a capacidade de síntese, são admiráveis.
Gustavo Pio 15/04/2021minha estante
Pra mim ele é um livro pra ser relido, de fato traz muitas transformações no pensamento q não dá pra ser absorver de uma só vez


luizfelipedds 16/04/2021minha estante
Realmente, acho que em outro momento da vida (espero que devidamente imunizado) vou dar uma nova chance, especialmente pra parte da Revolução Agrícola em diante. Mas no geral foi uma leitura muito interessante, especialmente as reflexões sobre a evolução versus a felicidade.




Duda Lindartevize 13/04/2021

Uauuuu
Sério não tenho nem palavras para descrever esse livro, é tão rico de conhecimentos que eu cheguei a ficar em algumas partes até perdida kkk, mas ameiii, se você quer um livro para saber mais da história da humanidade e da evolução, esse é o livro, acredito que é um livro que todos devemos ler, pois te faz refletir muito em como o ser humano foi, e como ele será daqui para frente. Algumas partes são um pouco arrastadas, mas em geral é muito bom, e o final é sensacional. Super indicoooo ?
comentários(0)comente



MrkFloripa 13/04/2021

Pedagógico
O autor pega várias das descobertas e teorias científicas mais modernas sobre evolução pré história e história humanas, soma algumas boas ideias próprias e ontem um relato muito agradável e de fácil leitura sobre a evolução da nossa espécie do seu aparecimento até os dias atuais.
Repete algumas vezes um par de teorias que ele acredita serem centrais (não vou dar spoiler, quem ler notará logo :-)) mas no final deixa um gosto muito bom no leitor.
comentários(0)comente



2044 encontrados | exibindo 1171 a 1186
79 | 80 | 81 | 82 | 83 | 84 | 85 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR