Gustavo Rodrigues 04/11/2020
Por que nós?
Esse livro é espetacular! Traz, de uma forma muito clara, várias ideias e conceitos no que diz respeito à evolução humana (e ascensão do Homo Sapiens), seu desenvolvimento e suas implicações na sociedade atual. A capacidade que o autor tem de olhar para os eventos históricos com uma visão macro e indicar os reflexos de tais acontecimentos no desenvolvimento da espécie humana é absurda!
O livro parte da premissa que nós, Homo Sapiens, somos superiores. Mas por que somos superiores, já que antigamente existiam várias espécies diferentes de humanos? Por que conseguimos perpetuar nossa espécie até os dias de hoje enquanto, por vários motivos, o restante das espécies humanas foram extintas? Se todas as espécies humanas eram bípedes, peludas, com cérebros grandes, além de outras características iguais, por que o Homo Sapiens conseguiu se destacar?
A partir disso o autor vai apresentando fatos, com embasamento científico, que ajudam a responder todas essas perguntas. Porém, muitas vezes as respostas podem não agradar a todos, já que nossa espécie fez muitas coisas controvérsias ao longo da história.
Basicamente o autor divide a evolução humana em 3 revoluções que foram de suma importância: revolução cognitiva, revolução agrícola e revolução cientifica. Com isso, ele vai desenvolvendo suas teorias e mostrando como cada revolução influenciou na evolução do Homo Sapiens, como também mostra o que tais revoluções deixaram para nós nos dias de hoje.
É um livro pra quem quer entender mais sobre a evolução da nossa espécie, mas não da forma ?engessada? que é explicada nos colégios, e sim de uma forma muito mais abrangente, levando em consideração bilhões de anos, inúmeras descobertas cientificas e fatos históricos.