Suiany 28/02/2017
Novamente estou aqui para enaltecer o trabalho do Professor Clóvis de Barros Filho. Pois sim, leria satisfeita até as suas listas de supermercado!
Brincadeiras à parte, Somos Todos Canalhas trata-se de um diálogo entre os dois autores acerca dos valores que permeiam nossa vida. Nos levam pela mão através de períodos de pensamentos filosóficos que tratam de moral, ética, conduta, etc. Pincelam conceitos e explicações de forma linear, desde os primórdios do pensamento até os conceitos recentes atribuídos aos valores.
O livro é dividido em 5 partes, Gregos, Cristo e os modernos, Utilitarismo, Fidelidade e Tolerância. Sendo que os capítulos são, na verdade, diálogos entre os dois autores, nos quais cada um faz uma contribuição que é posteriormente desenvolvida ou rebatida pelo outro.
Adorei o formato, adorei as histórias (como sempre, Clóvis sabe nos encantar) e adorei a forma descontraída com a qual esses professores conseguem nos ensinar, mas sem fazer com que pareça uma aula, mas apenas uma conversa descontraída.
Não se engane, este livro não é um manual de filosofia, nem posssui essa pretensão. Porém, apresenta de forma muito agradável de ser lida, vários conceitos e problemas da filosofia…. recomendado!!
site: https://divinaleitura.wordpress.com/2017/02/28/somos-todos-canalhas-de-clovis-de-barros-filho-e-julio-pompeu/