Fabio 14/02/2017Um Stephen King menorA historia começa bem. Mesmo com o inicio um pouco lento, logo ela se torna bem interessante, principalmente quando “as coisas começam a acontecer”. Mas depois da uma amornada e acaba ficando bem manjada e até um pouco cansativa.
Misturando elementos de ficção Cientifica com terror e amizade Stephen King leva seus leitores para o Norte do Maine, Estado de origem do autor e local recorrente em suas obras. Lá no meio das florestas geladas do Maine coisas estranhas começam a acontecer e no meio delas, um grupo de quatro amigos tem que superar diversas dificuldades buscando força na amizade que provem desde a infância.
Lembro que tinha visto o filme, ainda na década passada, e não tinha gostado, estava com muita expectativa. Mesma coisa o livro, julgando ser melhor que o filme, apostei novamente com expectativa alta, o que não foi correspondida.
Novamente aqui a força esta nos personagens e na união entre eles. Muito bem construídos, o autor mantém seus leitores presos a estes personagens enquanto os acontecimentos se desenrolam em volta.
O livro começa bem, trazendo elementos de terror, porem do meio para frente quando se inicia uma espécie de “caçada” eu achei que o texto ficou bem lento, culminando em um final manjado, mesmo com a tentativa de criar um clímax. O autor enche muita linguiça, e insere alguns trechos de até 20 paginas que me deixou meio perdido, tentando justificar o motivo daquelas informações com a historia em principal. Acaba que muita coisa é apenas para compor e dar “volume” aos personagens. O que se justificou muito no final.
Li poucos livros do Mestre do Terror ( para mim, o mestre da construção de personagens), mas dos que eu li, este foi o que menos gostei. Tem boas passagens, mas no geral é um livro cansativo.
[spoiler]
Aquele lance das fuinhas alienígenas é bem bizarro, pena que foi pouco explorado.
Achei bem interessante a ideia do Sr. Cinza, que transformou a personalidade de Jonesy em duas. Uma era a consciência alienígena se apossando do corpo e a outra era o próprio Jonesy ( alias, que péssimo nome, a mãe de um amigo meu se chama Jonesy. No inicio era impossível n ler e não lembrar dela)
Muito manjado o final, fiquei na expectativa que o Sr. Cinza conseguisse realizar o seu plano, em vez de torcer contra. Pois sabia que ele seria impedido. Essa parte final, da caçada ficou tão ruim, que o autor teve que colocar aquele Coronel doidão para dar mais um pouco de tensão na historia. Alias personagem totalmente dispensável do meio para o final, já que sua motivação era totalmente esdrúxula: matar um soldado porque ele descumpriu suas ordens. Queria muito que a fuinha alienígena se soltasse do rabo do soldado grávido e comece o coronel e o motorista, era um final bem melhor para esses personagens.