Rafael1146 26/07/2021
Um suspense interessante, mesmo fora da zona de conforto
Já pela temática do livro em abordar alienígenas, e por ser um livro de um autor que eu, particularmente, demoro pra ler, eu já imaginava que seria um livro que não iria me agradar, e então eu percebi o quanto eu estava errado.
Acredito que uma parte de mim tinha certa expectativa nele após ler outros dois livros aclamados do autor (A Coisa e Sob a Redoma), os quais são o meu favorito e onde o King deu um show de escrita. Essa expectativa foi o que me frustrou um pouco no início, ao ver um livro que parecia não ir muito a lugar nenhum, e isso ocorre por quase toda a primeira parte do livro, mesmo quando algo interessante acontece. Perto da segunda parte do livro, algumas coisas inesperadas começam a acontecer e o livro se recupera muito do que era no início, melhorando ainda mais na terceira parte, onde se assemelha a um thriller, com acontecimentos mais ágeis e uma certa aflição pelo que vai acontecer, tanto que li quase a terceira parte inteira em um dia, em um livro que eu estava enrolando para ler havia quase um mês.
Quanto ao final do livro, já fui com expectativa baixa devido aos finais do King serem bem questionáveis, e acabei encontrando um final bem condizente e satisfatório para a trajetória dos personagens. Apesar disso, próximo ao final ocorre uma reviravolta que até agora não consegui entender direito o que aconteceu e me deixou bastante confuso, o que talvez não seja culpa do livro, mas minha que posso não ter entendido mesmo.
Para as considerações finais, posso dizer que não é nem de longe um dos melhores livros do King, nem dos que eu li, mas é uma leitura que vale super a pena, com um ponto forte para os personagens cativantes e a amizade entre eles que é sensacional, além da já famosa mitologia do King que só se enriquece a cada livro.