Fabi | @psleitura 16/08/2017{resenha feita no blog PS Amo Leitura}Quem nunca se emocionou com a história de Anne Frank? Sabemos que Anne Frank viveu no Anexo por muito tempo durante a Segunda Guerra Mundial para que não fosse capturada pelos alemães. Quando estava escondida, ela escrevia em seu diário tudo que acontecia no seu dia. Chamava o diário de Kitty e fazia dele a sua melhor amiga. (Se quiser ler minha resenha sobre "o diário de Anne Frank", clique aqui).
Já no livro "os sete últimos meses de Anne Frank" nós somos apresentados por relatos de outras mulheres que sobreviveram à Segunda Guerra Mundial. Mulheres que conheceram a família Frank, que tiveram um pequeno contato, que viram de longe ou até mesmo conviveu por um tempo antes de Hitler assumir o poder.
O livro traz relatos de seis mulheres e uma história mais emocionante do que a outra. São aquelas histórias que realmente faz você refletir sobre a vida e como as coisas eram precárias e sofridas para as pessoas que viveram na época nazista em 1939. Histórias que deixam qualquer leitor de coração partido e algumas lágrimas brotando.
Posso dizer que "os sete últimos meses de Anne Frank" foi uma ótima jogada de marketing. Quando você lê o título, logo imagina tudo que aconteceu após Anne ir para o campo de extermínio, mas não é bem assim. Há alguns relatos durante esse período, sim, mas contato do ponto de vista dessas mulheres. Então não diria que foram os últimos meses de Anne e sim os últimos meses dessas mulheres relatadas no livro no campo de extermínio, onde algumas, como citado anteriormente, tiveram um contato com Anne ou até mesmo a viu em um determinado momento.
De qualquer forma, o livro ainda mantém o seu valor. Conhecer histórias da Segunda Guerra sempre me chamou atenção. Por mais que mostre tanto sofrimento e tantas tragédias, são histórias reais, histórias que fizeram parte de muitos e saber que muitas pessoas sobreviveram mesmo com situações lastimáveis, é uma vitória; é uma lição. E para mim, conhecer essas histórias, esses novos pontos de vista foi, além de emocionante, incrível.
Então tudo que eu digo é: leiam esse livro, mas não leiam esperando saber muitas coisas sobre Anne. Leia disposto a conhecer novas pessoas que sofreram durante essa época e sobreviveram. Pessoas que, assim como Anne, perderam tudo para os nazistas e hoje estão vivas para contar as suas emocionantes histórias.
site:
http://psamoleitura.blogspot.com.br/2017/07/resenha-os-sete-ultimos-meses-de-anne.html