spoiler visualizarKathleen19 01/07/2023
É interessante, mas muito arrastado
Thriller psicológico escrito por Patrícia H., reconhecida como a maior escritora do gênero, o livro narra a história de um casal que mantém um acordo incomum, especialmente para a época 1950, em que Melinda, esposa de Vic Van Allen poderia ter quaisquer amantes que quisesse desde que isso não os trouxesse o divórcio.
Durante a narrativa é possível perceber como Vic constrói um imaginário a respeito da sua esposa e casamento para a comunidade, manipulando as situações a seu favor.
A personagem, que revela-se menos tolerante do que se faz crer para a vizinhança, é responsável pela morte de 3 pessoas, duas delas amantes de Melinda. O brilho do enredo concentre-se não em uma narrativa eletrizante, mas na construção dos personagens que gira em torno de manipulação psicológica, dissimulação para a sociedade e problemas conjugais ainda muito atuais.
Diferente do que se imagina, o acordo do casal não é nada desfavorável, sabendo que Vic obtinha poder sobre as decisões e vida de sua esposa.
?Pontos relevantes da história
Vic constrói uma imagem sobre o próprio casamento para a vizinhança em que vive. Na cabeça das pessoas da cidade, Vic é absurdamente tolerante e dedicado a família, ao passo que Melinda é considerada extravagante, indiscreta e pouco maternal, o que vem a ser imprescindível para a não desconfiança dele em relação aos assassinatos.
Melinda, embora igualmente odiosa, recebe um tratamento injusto da comunidade pq se volta contra o próprio marido e o acusa de assassinato, enfrente inclusive as autoridades locais.
Vic mata Melinda no final do livro.
A trama nos revela lados sombrios das personalidades de cada personagem e nos guia para dentro de uma densa teia de manipulações psicológicas outros temas.
No geral, sendo esse o segundo livro que li dessa autora, fica a impressão que ela se dedica muito mais a explorar as questões psicológicas dos seus personagens do que costurar um enredo eletrizante. Portanto, pra quem gosta de um livro mais rápido e cheio de emoção esse talvez não seja a escolha ideal, mas se você gosta mais de estudo de personagem, esse livro é um prato cheio.